Um casal de idosos foi resgatado pela Polícia Civil de Goiás nesta terça-feira (9), durante uma força tarefa da Operação Desumanus.
As equipes prenderam em flagrante um homem de 52 anos, morador da Vila Redenção, em Goiânia, suspeito de maltratar os próprios pais.
A operação ocorreu após a polícia receber notícia anônima, por meio do disque denúncia da Deai, a respeito de um casal de idosos – uma mulher de 87 anos e um homem de 92 anos – que seria vítima de exploração financeira e maus-tratos cometidos pelo filho.
O denunciante afirmou que o homem estava com os cartões dos pais havia mais de um ano, mas não custeava as despesas com alimentação, vestuário, higienização da casa e medicamentos necessários para a sobrevivência dos idosos.
A equipe, ao chegar ao local, se depara com o casal de idosos e os encontra em situação de extrema precariedade e abandono. A casa, além de muito suja, não tinha alimentação adequada e estava com restos de comida na geladeira, que exalava forte cheiro podre.
Os policiais pediram ajuda ao Corpo de Bombeiros para levar a idosa ao hospital, devido ao estado de desidratação, desnutrição e a uma escara próxima à nádega da vítima. O idoso também foi transportado para uma unidade de saúde.
Os procedimentos
O filho do casal foi autuado pelos crimes de maus-tratos e exploração financeira, cujas penas somadas passam dos cinco anos de reclusão.