Na madrugada desta terça-feira (9), um casal de indígenas teve as orelhas cortadas por um homem em uma casa de festas no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

Conforme a polícia, o casal havia se desentendido com um homem e o expulsou do local.

Horas depois, quando o casal já estava em casa, dormindo, o homem voltou acompanhado de outros comparsas e invadiu a casa do casal de indígenas.

O casal foi levado de dentro da residência para uma área de mata, onde foi espancado e teve as orelhas cortadas.

Os criminosos jogaram as orelhas para os animais comerem com o objetivo de que as vítimas não tivessem a possibilidade de passar por uma cirurgia de reconstrução.

Antes de abandonarem o casal de indígenas, os criminosos avisaram que o casal estava proibido de voltar para casa e registrar o caso à polícia, se não eles serão mortos.

O casal foi ajudado por populares e recebeu atendimento médico e está sob cuidados de psicólogos do município.

Casos de violência a indígenas no amazonas?

Os casos de violência contra indígenas no Amazonas têm sido documentados ao longo dos anos, refletindo desafios significativos de segurança e direitos humanos enfrentados por essas comunidades.

A taxa de mortes violentas indígenas na Amazônia é 26% maior do que fora dela.

O Amazonas aparece em segundo lugar conforme o levantamento realizado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Foram 41 vítimas em 2021, número que vem caindo e teve redução de 14,6% entre 2018 e 2021.

Em termos de taxa, são 8,4 vítimas a cada 100 mil indígenas. Quase metade das vítimas (15) em 2021 se concentra em 5 municípios: São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tabatinga, Eirunepé e Lábrea.

Em todo o período, das 181 vítimas indígenas no Amazonas, 100 residiam nesses municípios.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.