Uma exposição permanente com a obra, vida e história do escritor, poeta, jornalista e amazônida Thiago de Mello vai ocupar o térreo do Casarão Amarelo, que fica na rua Bernardo Ramos, Centro.

A programação faz parte do projeto “Nosso Centro”, da gestão municipal de Manaus. 

–  Envie esta notícia no seu Whatsapp

–  Envie esta notícia no seu Telegram

Em nova rodada de alinhamento com a filha do escritor, a produtora Isabella Thiago de Mello, e arquitetos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), foram apresentados os primeiros esboços de desenho arquitetônico para ocupação dos espaços do imóvel datado de 1908.

A obra pretende perenizar a poesia do artista para Manaus e o mundo bem como suas crenças no ser humano, na capital Manaus, na natureza, nas paixões e na memória, conforme a Prefeitura.

_____________________________

RELACIONADAS

+ Casas indígenas farão resgate ancestral, cultural e gastronômico em ‘Nosso Centro’

Casarão da Inovação Cassina sedia evento importante sobre Educação em Manaus

Casarão de Ideias lança quebra-cabeça em homenagem ao Teatro Amazonas

_____________________________

Desenho

Conforme desenho do imóvel, a área mais aberta no térreo será destinada a uma exposição permanente e outra itinerante.

Já parte do primeiro piso vai abrigar o administrativo e um espaço de múltiplo uso, que pode servir para apresentações e até mesmo reprodução de elementos das casas do artista.

Para a filha de Thiago de Mello há a concepção da exposição permanente com biografia, memória e obras, preservando este patrimônio cultural e humano do seu pai.

“Há o conceito de museologia, de trazer nossa ancestralidade de forma eterna para as próximas gerações. Fazer com que essa história seja viva, tangível. E quem vá ao Casarão possa sentir essa biografia, conhecer nomes notáveis da literatura e da Amazônia”, falou Isabella.

Largo

O casarão estará integrado ao largo do mirante da Ilha de São Vicente e comporá a dinâmica e o entorno dentro do “Nosso Centro”, cujas primeiras intervenções têm data de entrega para julho de 2023.

A exposição permanente que será abrigada no imóvel terá tecnologia para acesso ao mundo, com passeios virtuais pelo casarão, expondo ao máximo possível todo o patrimônio que o artista deixou.