A operadora Vivo implementou uma nova medida de segurança para combater o roubo de celulares.

A partir de agora, a operadora irá bloquear os chips de aparelhos que forem reportados como roubados, evitando que os bandidos os instalem em novos celulares, visando clonar o WhatsApp e redes sociais para aplicar golpes financeiros.

Essa iniciativa faz parte do esforço contínuo da empresa para aumentar a segurança dos seus clientes e reduzir a incidência de crimes relacionados a dispositivos móveis.

Conforme o diretor de Relações Institucionais da Vivo, Tiago Machado, mais de 100 chips já foram bloqueados após alerta de Celular Seguro desde a última segunda-feira (27), quando a adesão foi confirmada.

Como funciona o aplicativo Celular Seguro:

Quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefone informam em qual local e aparelho a nova conta foi criada.

Caso haja um registro de furto ou roubo, o receptor será intimado, via WhatsApp, a comparecer a uma delegacia para esclarecer a situação.

Caso não tenha a nota fiscal, terá que entregar o telefone às autoridades, que o encaminham para os verdadeiros donos.

Sobre o Celular Seguro:

O projeto já ultrapassou a marca de dois milhões de cadastros de usuários. O acesso é feito por meio do gov.br.

Os celulares podem ser registrados via site ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). A ferramenta já recebeu quase dez mil alerta de usuários referentes à perda, roubo ou furto de aparelhos.

Como bloquear o aparelho celular?

As vítimas podem bloquear o aparelho, a linha (chip) e aplicativos digitais em poucos cliques.  

As empresas que já aderiram e as medidas que elas adotam estão descritas nos termos de uso. 

Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.

Como funciona o desbloqueio do aparelho?

A ferramenta não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora, bancos e outros. 

Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos, descrito nos termos de uso.