No Festival de Parintins, a rivalidade não é apenas entre os bois Caprichoso, Garantido e as “galeras” — até o artesanato indígena é dividido entre azul e vermelho, como mostra a Central Norte Bumbás.

A festa, que vai ter um “aquecimento” especial com o Festival Norte Bumbás 2024 em 14 de junho, também movimenta a economia da região, tanto na cadeia produtiva do turismo, quanto nas manufaturas relacionadas ao Boi-Bumbá.

A criação de artesanato a partir de sementes, cipós, penas artificiais, tintas, madeiras e outros materiais naturais incorpora elementos da cultura indígena. Essas peças tradicionais também se inspiram nos bois Caprichoso e Garantido.

E os artistas já iniciaram os preparativos na Ilha Tupinambarana e em Manaus, com a previsão de recorde de público para a edição de 2024.

A estimativa do Governo do Amazonas é de que R$ 150 milhões sejam injetados na economia local, com a chegada de 120 mil turistas para acompanhar a disputa entre os bois.

Norte Bumbás 2024

Em resposta à crise da Covid-19 no Amazonas, o Grupo Norte de Comunicação lançou a Live Norte Bumbás para arrecadar recursos e apoiar o setor cultural. O sucesso do evento levou a outras edições, cada vez maiores e mais impactantes.

Este ano, o Norte Bumbás evolui para um festival que celebra a expressão artística do folclore amazônico. A 5ª edição do Festival Norte Bumbás, com o tema “Urihi: A Grande Terra-Floresta”, exalta a cosmologia do povo Yanomami.

“Urihi”, na língua Yanomami, refere-se à terra-floresta, vista como uma entidade viva que abriga povos originários, animais e a vegetação. O festival homenageia esses elementos e a cultura Yanomami.

Com muitas atrações, que incluem itens do Festival de Parintins e representantes da cultura amazonense, o Festival Norte Bumbás acontece na Casa Rayol, a partir das 19h. Saiba informações sobre ingressos aqui.