O Ministério da Saúde encerrou, nesta sexta-feira (5), as atividades do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Dengue (COE). Ao todo, os trabalhos duraram 142 dias.

O COE é uma resposta da pasta diante do aumento nos casos de Dengue no Brasil, que sofreu com mortes de pessoas pela doença. Além do centro, as tendas de Dengue também encerraram as atividades no país devido ao decréscimo de casos.

Centro de Operações

Instaurado em fevereiro de 2024, o Centro de Operações buscou atender os estados que mais sofriam com a doença e auxiliar no combate a não proliferação da doença. Entre as funções do COE no país estão:

Visitas técnicas de apoio a estados como:

  • Goiás
  • Paraná
  • Minas Gerais
  • Santa Catarina
  • Espírito Santo

Ademais, as operações contaram com a ajuda da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para combater a doença no Distrito Federal e territórios indígenas. Contudo, os principais territórios auxiliados foram:

  • No território indígena Guarita (RS);
  • No território indígena Xapecozinho (SC);

Apesar do fim do COE, a Sala Nacional de Arboviroses está reativada. Segundo o Ministério, a mesma auxiliará no monitoramento de casos de Dengue e outras doenças.

Entretanto, o Ministério da Saúde destacou a dificuldade enfrentada pelo Brasil e pelo mundo em relação a proliferação da doença.

“Os últimos anos têm sido marcados por importantes registros de mudanças climáticas. Como consequência, cerca de 90 países tiveram aumento no número de casos suspeitos de dengue”, disse o Ministério em nota.

Além disso, o Plano Nacional de Enfrentamento a Dengue e outras Arboviroses 2024/2025 está em desenvolvimento pela pasta, que tem o objetivo de apresentar um conjunto de ações a serem implementadas a curto, médio e longo prazo.

Com informações do Poder 360.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.