A CES, maior feira de exibição de novas tecnologias, iniciou nesta quinta-feira (5) e segue até o próximo dia 8, em Las Vegas.
Dentre os destaques da feira, estão as fabricantes de carros e de equipamentos.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Todas aproveitam a oportunidade para abordar temas que, segundo elas, merecem destaque dentro do tema da mobilidade.
Tem de tudo um pouco: desde veículos conceituais que antecipam ideias e lançamentos futuros até modelos finais.
Dez campanhas do CES chamam a atenção pela criatividade, pelo aspecto futurista e pelo salto de eficiência conquistado pela engenharia.
Esse último aspecto, inclusive, costuma chegar muito mais rapidamente nos carros que chegam às concessionárias.
Confira as novidades do CES
Carro voador eVTOL
Com a promessa de produção em série para os próximos anos, o veículo elétrico de decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) da startup norte-americana Aska já está na mira de várias empresas de transporte. A ideia é utilizar a novidade para serviços de táxi aéreo. Os visitantes poderão ver de perto o conceito que flerta com a ficção científica.
Carro elétrico da Sony para jogar videogame
Trata-se do primeiro carro elétrico da japonesa do segmento da tecnologia, feito em parceria com a Honda. Com expectativa de ser lançado em 2026, se destaca por seus recursos de condução autônoma nível 3, bem como pela integração com serviços de entretenimento e com o Playstation 5.
Volkswagen ID.7
O modelo é o primeiro sedã elétrico da marca alemã. Além dessa estréia, é destaque pelos 700 km de autonomia e pelas novas tecnologias de conectividade. Vem com um novo conceito de tela de realidade aumentada (HUD). É esperado para chegar aos primeiros mercados (nos EUA, Europa e China) em 2024.
BMW que muda de cor
O modelo une o real ao virtual. Pode exibir 32 cores diferentes na carroceria e nas rodas e, ao invés de trazer uma tela no painel, toda área do para-brisa se transforma em um display que integra informações do trânsito, indicadores do veículo, navegação e as funcionalidades do telefone do motorista, incluindo mensagens, ligações e redes sociais.
Toyota autônomo ‘Boshoku’
O pequeno ônibus da marca japonesa tem proposta similar ao da ZF, incluindo o nível 4 de automação. O ponto é que, além disso, a Toyota utiliza o protótipo para estudar e demonstrar quais serão os atributos dos seus veículos autônomos. Entre os principais, estão bancos que estimulam os 5 sentidos dos ocupantes visando otimizar o conforto, bem como toda a interatividade que poderá equipar veículos com automação total (nível 5).
RAM 1500 elétrica com 800 km de autonomia
A RAM 1500 Revolution Concept é o resultado da Stellantis na sua investida por unir autonomia, capacidade de reboque e de carga. A picape já é feita com a nova arquitetura STLA Frame, que também incorpora novidades para a robustez e dirigibilidade. O grande destaque é sua autonomia de 800 km, apesar do seu grande porte.
Novo sistema de som para carros elétricos
Ele promete redução no consumo de energia em até 67% e menos peso. Embora os alto-falantes sejam, na grande maioria dos carros, montados na parte inferior das portas, a Panasonic decidiu que seria melhor deixá-los apontados para os ocupantes. Segundo eles, junto de uma calibração diferenciada, isso contribui tanto para uma melhor acústica, quanto para reduzir a fadiga dos ouvidos.
Ônibus elétrico autônomo da ZF
Será que um dia vários desses estarão circulando nas ruas e avenidas? Ainda que a resposta seja sim, talvez não tão cedo no Brasil. Mas seria bem útil, uma vez que, além de elétrico, possui tecnologia de condução autônoma de nível 4 (que não dispensa motorista para a segurança da condução, mas é capaz de se guiar sem intervenções) e pode acomodar até 22 passageiros, com 130 km de autonomia.
Lançamento do Volvo EX90
Por lá, os visitantes podem conhecer o recém apresentado EX90, SUV elétrico de sete lugares que será lançado no mercado brasileiro em 2024. Conta com bateria de 111 kWh, dois motores elétricos com 517 cv e 92,8 kgfm, além de capacidade de rodar 600 km sem recarregar. Nos carregadores rápidos, a bateria pode subir de 10% a 80% em menos de 30 minutos.
Interior sem volante e pedais da Chrysler
Já viu um carro sem volante e nem pedais? A Chrysler (marca americana, pertencente ao grupo Stellantis, que já esteve no Brasil até a década passada) criou o conceito do interior dos seus carros totalmente autônomos, que um dia virão. Com isso, deixam a criatividade mais livre para explicar o design e a conectividade.