O ChatGPT foi desenvolvida pela OpenAI, startup de pesquisa de aprendizado de máquina fundada por Elon Musk.
A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) se comporta como um mecanismo de buscas.
A IA é especializada em diálogo, a tecnologia é capaz de receber perguntas dos usuários e respondê-las.
Além disso, o chatbot gera rascunhos de e-mail, sugestões de códigos, poemas e textos acadêmicos, entre outros eventos.
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Como funciona o ChatGPT?
O principal diferencial dessa ferramenta na comparação com os chatbots é sua capacidade mais ampla de oferecer respostas mais compreensíveis e com repertório mais amplo, o que lhe permite responder questões mais complexas de forma coesa.
Para gerar essas informações e as respostas aos usuários, o software faz um uso de um amplo banco de textos disponíveis na internet, o que inclui publicações jornalísticas, artigos e até mesmo mensagens postadas em redes sociais, como o Twitter.
Veja as profissões que deverão estar em alta no mercado de IA:
1. Gerente de Chatbot (robô conversador)
O Gerente de Chatbot atua na gerência e no monitoramento da conversação entre o chatbot (robô conversador) e o usuário.
É responsável pela coleta, análise e melhoria contínua dos dados a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário.
É necessário ter conhecimento:
- Técnico em inteligência artificial;
- Machine learning e processamento de linguagem natural;
- Experiência em gerenciamento de projetos;
- E boa comunicação.
2. Desenvolvedor de Chatbot (ChatGPT)
Desenvolvedor de Chatbotr é responsável por criar, projetar e implementar chatbots para diversos fins.
Trabalha na criação de algoritmos de IA para reconhecer corretamente as intenções dos usuários; na integração dos serviços como APIs, armazenamento de dados e interfaces de usuário; em testes para garantir a segurança, performance e qualidade do conteúdo; e na manutenção regular.
É necessário ter conhecimento:
- Linguagens de programação (Java, Python, Ruby, entre outras);
- Experiência em desenvolvimento de software;
- E habilidade para entender as necessidades do usuário.
3. Técnico de Chatbot (ChatGPT)
O Técnico de Chatbot realiza ajustes e a manutenção dos robôs de conversação.
Geralmente desenvolve o diálogo do robô, programa suas respostas e ajuda a certificar que a ferramenta responde de forma apropriada as mensagens do usuário.
É necessário ter conhecimento:
- Tecnologias relacionadas a chatbots (machine learning, IA e processamento de linguagem natural);
- Habilidades em programação;
- E ser curioso e criativo.
4. Analista de Chatbot (ChatGPT)
O Analista de Chatbo é o responsável por configurar e melhorar sistemas de chatbot para aprimorar a experiência do usuário.
Também é encarregado pela análise dos dados gerados pelo chatbot para criar relatórios e detectar oportunidades de melhoria.
É necessário ter conhecimento técnico em:
- Programação e desenvolvimento de chatbots;
- Habilidade para analisar dados dos usuários;
- E identificar padrões para melhorar a experiência do chatbot.
5. Especialista em Inteligência Artificial
O Especialista em Inteligência Artificial desenvolve soluções para aprimorar a capacidade da máquina de aprender e raciocinar com autonomia.
Cria, treina e testa sistemas de inteligência artificial para resolver problemas complexos.
Sua atuação também envolve a concepção de algoritmos, modelos, protótipos e sistemas inteligentes, além do acompanhamento do progresso dos projetos e desenvolvimento de planos de atualização ou otimização dos sistemas.
É necessário ter conhecimento técnico em:
- Conhecimento avançado em linguagem de programação (Python, R, Java, JavaScript);
- Habilidades em matemática;
- Estatística,
- Algoritmos;
- E estruturas de dados.
6. Designer de experiência do usuário de Chatbot (UX Designer)
O UX Designer é responsável por desenvolver soluções que melhorem a experiência dos usuários e ajudem os clientes a encontrar a informação que procuram de forma fácil e clara, o que inclui navegação intuitiva, fluxos de conversa claros, recursos visuais e jogos.
É necessário ter conhecimento técnico em:
- Conhecimento em design thinking;
- Capacidade de identificar as necessidades;
- E expectativas dos usuários do chatbot através de métodos de pesquisa e análise de dados.
7. Consultor de Chatbot (ChatGPT)
O consultor de Chatbot ajuda os clientes a desenvolver, implementar e gerenciar bots de chat inteligentes para melhorar a experiência do usuário.
Trabalha diretamente com o cliente para compreender suas necessidades, desenvolver processos eficazes e propor soluções para problemas específicos.
É necessário ter conhecimento técnico em:
- Conhecimento profundo das ferramentas;
- Tecnologias necessárias para construir;
- Manter chatbots;
- Capacidade de análise;
- E resolução de problemas.
8. Engenheiro de Dados para Chatbot (ChatGPT)
O Engenheiro de Dados para Chatbot trabalha na construção e manutenção de algoritmos e bases de dados que permitem ao chatbot responder as perguntas do usuário.
Cria modelos de aprendizado de máquina para otimizar o comportamento do chatbot e melhorar a experiência do usuário.
Também extraem, filtram, limpam e treinam dados para chatbots.
É necessário ter conhecimento técnico em:
- Conhecimentos em Modelagem de Dados;
- APIs e integrações;
- Além de experiência em linguagens de programação.
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9. Desenvolvedor de Modelos de Aprendizado de Máquina para Chatbot (ChatGPT)
O desenvolvedor cria algoritmos que permitem que os chatbots reconheçam e compreendam o contexto do diálogo entre usuários e robôs.
Também é responsável por programar o chatbot para ajustar suas respostas às necessidades de informação dos usuários.
É necessário ter conhecimento técnico em:
- Conhecimento em programação e experiência em Python ou R;
- Estatística e matemática, ciência da computação e engenharia de dados.
10. Pesquisador de Chatbot (ChatGPT)
O pesquisador de Chatbot é responsável por desenvolver e aprimorar os bots existentes, abrangendo coleta de dados, criação de estratégias para interação, estudo das melhores práticas do setor, aplicação de sistemas de inteligência artificial, além de avaliação das respostas e comportamentos do bot.
Sua missão é criar um software interativo intuitivo que proporcione experiências agradáveis e relevantes aos usuários.
É necessário ter conhecimento técnico em:
- Conhecimento técnico sólido em áreas como inteligência artificial;
- Machine learning e linguagem computacional;
- Habilidades analíticas, comunicação clara e didática.