O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira, 16, a morte do chefe do Estado Islâmico no Grande Saara (EIGS), Adnan Abu Walid al Sahraoui, pelas forças francesas.

“Adnan Abu Walid al Sahraoui, chefe do grupo terrorista do Estado Islâmico no Grande Saara, foi neutralizado pelas forças francesas”, anunciou Macron.

Ele era considerado o responsável pela maioria dos ataques contra civis e forças de segurança no Mali, no Níger e em Burkina Faso.

Sahraoui é ex-membro da Frente Polisário no Saara e da Al-Qaeda do Magrebe Islâmico e fundou em 2015 o EIGS, grupo que é classificado pelo governo francês como um “inimigo prioritário” na região.

Segundo a RFI (Rádio França Internacional), o terrorista foi morto no mês passado, no vilarejo de Menaka, no Mali, na fronteira com o Níger, durante uma operação militar francesa.

O Departamento de Estado dos EUA designou o ISIS-GS como Organização Terrorista Estrangeira em 2018 e anunciou em 2019 uma recompensa de US$ 5 milhões por informações que levassem à captura de al Sahraoui.