Está previsto para esta quarta-feira (18) a partida de mais um avião de Tel Aviv com brasileiros que estão deixando Israel por causa da guerra com Hamas. Este será o sexto voo da operação “Voltando em Paz”, promovida pelo governo do Brasil, totalizando em 1.100 o número de repatriados, desde o dia 10 deste mês.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Um grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam retirada da Faixa de Gaza continua abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, próximas à fronteira com o Egito, recebendo apoio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, enquanto aguardam a abertura da passagem para o país vizinho.

A aeronave para transporte ao Brasil segue em Roma, onde aguarda autorização para resgatar, em território egípcio, os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza.

RESOLUÇÃO

Foi remarcada para esta quarta (18) a votação da proposta do governo brasileiro de resolução na Comissão de Direitos Humanos da ONU. O cancelamento da reunião, originalmente marcada para esta terça-feira (17), acontece em meio à repercussão do bombardeio a um hospital na Faixa de Gaza, matando ao menos 500 pessoas, e à clara intenção da Rússia em vetar o texto brasileiro. 

A posição do Kremlin em condenar as ações de Israel e pedir imediato cessar-fogo tem encontrado resistência sistemática de países ocidentais integrantes do Conselho de Segurança.

RELACIONADAS

+ Governo garante proteção aos brasileiros em Gaza

‘+ Brasileiros são prioridade na repatriação’, diz Padilha após pedido de países sul-americanos

+ Pousou neste domingo no Brasil, o quinto voo de repatriados