Os casos de Chikungunya no Brasil possuem números alarmantes, 84 mil. O Distrito Federal investiga 530 casos da doença. No mesmo período do ano passado a região registrou 304 casos da doença.

Os dados são do painel de atualização do Ministério da Saúde (MS), foram divulgados na tarde dessa segunda-feira (19) e acendem um alerta sobre uma nova epidemia.

A doença também é causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Os infectados podem apresentar febre, dores no corpo e inchaço nas articulações.  

Segundo a Secretaria de Saúde do DF “os casos estão sendo monitorados” e as unidades vem realizando o teste tríplex que detecta as três arbovioreses: dengue, chikungunya e zika.

“A Secretaria de Saúde reforça que vem envidando esforços nas ações de combate ao vetor, com a instalação de armadilhas de monitoramento de ovos (ovitrampas), contratação de novos agentes de vigilância ambiental, ampliação da frota de carros fumacê. Também estão sendo realizadas tratativas para início do uso de duas novas estratégias de combate aos mosquitos, as armadilhas de dispersão de larvicida e a borrifação residual intradomiciliar,”concluiu em Nota.

Diferente do que a secretaria afirmou, alguns interlocutores da saúde registraram ao Portal Norte que “o número de profissionais atuando nas unidades de saúde do DF estão reduzidos e que os casos são subnotificados”.