Cerca de 112 mil toneladas de carne que foram enviadas do Brasil para a China estão a caminho ou já chegaram ao país, mas estão paradas nos portos chineses à espera de liberação do país .

A motivação das carnes do Brasil não entrarem na China é que as exportações estão paralisadas desde o dia 4 de setembro, após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso. 

A suspensão atendeu a um protocolo sanitário entre os dois países e a decisão de retomada depende da China, que ainda mantém o veto.

Oficialmente, o Brasil deixou de vender carne bovina para o país asiático desde setembro. Apesar disso, frigoríficos nacionais chegaram a embarcar o produto para o país depois desta data.

___________________________________

RELACIONADAS

China se mantém firme em não aceitar exportação de carne brasileira, diz jornal internacional

China rejeita plano da OMS de investigar a origem do coronavírus

+ China pune oficiais pela falta de controle do surto da variante delta

_________________________________

De acordo com a economista da Agrifatto, Lygia Pimentel, os primeiros lotes que chegaram na China os exportadores receberam até o restante do pagamento.

“A alfândega chinesa não autorizou o despacho e recomendou que se retire essas cargas dos portos e que elas sejam realocadas ou retornem para o Brasil”, acrescenta.

E, segundo o economista do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Thiago Bernardino de Carvalho, a demora da China em retomar o comércio é uma tentativa de renegociar contratos a valores mais atrativos e incentivar o consumo de carne suína.

“O chinês aprendeu a comer carne bovina, só que ele vem pagando, sequencialmente, nos últimos meses, cada vez mais caro pela carne bovina brasileira. A China está em um momento de renegociar o preço pensando na economia local. Realmente simular a volta do consumo de carne suína”, concluiu.

__________________________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

VÍDEO: homem é atacado por jacaré após nadar em lago proibido para banho, em Campo Grande (MS)

 

VÍDEO: Em Manaus, dois homens são baleados enquanto dormiam

 

MANAUS 352 ANOS: relembre 10 fatos que narram a história da capital do Amazonas

 

Mais de uma tonelada de pescado ilegal é apreendida no Amazonas

 

CPI da Covid: voto extra a relatório pede indiciamento de governador do Amazonas