Na próxima sexta e no sábado, 12 e 13 de agosto, o fenômeno Perseidas poderá ser visto em todo o mundo, embora mais nitidamente do Hemisfério Norte.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Esse nome é dado devido a todos os anos, a Terra cruzar com uma nuvem de detritos cósmicos, iluminando os céus à noite com uma chuva de meteoros.

O fenômeno também costuma ser chamado de ‘estrelas cadentes’, por causa da sensação que se tem de observar estrelas caindo no céu.

No Brasil, será mais fácil avistá-las no Norte e Nordeste do país. O melhor horário para observar o fenômeno é quando o céu estiver completamente escuro. Porém, é preciso que o céu esteja limpo.

 

Dicas para observação

– Escolha um local onde você possa ter uma ampla visão do céu na direção leste-nordeste.

– Se você conhece constelações, olhe para Perseu, perto de Cassiopeia. Existem aplicativos de celulares que podem ajudá-lo a encontrar essas constelações.

– Escolha o seu lugar ao entardecer, deite em um cobertor no chão e espere até que esteja completamente escuro.

– É preciso desligar todas as luzes, telefones celulares e qualquer outra fonte de luz.

– Relaxe e desfrute de um dos maiores fenômenos da natureza: você poderá testemunhar cerca de 100 meteoros por hora e até mesmo avistar uma bola de fogo.

 

Por que Perseidas?

O fenômeno recebe esse nome porque as estrelas cadentes parecem cair da constelação de Perseu, mas o fenômeno foi observado – e nomeado – por muitas culturas diferentes.

Na tradição católica, ele é conhecido como “Lágrimas de São Lourenço” em referência a Laurentius, um dos sete diáconos de Roma que viraram mártires na perseguição aos cristãos pelos romanos no ano 258.

Como esse santo teria sido morto na fogueira no dia 10 de agosto, o folclore local diz que as estrelas cadentes visíveis nesta época do ano seriam faíscas residuais do fogo que o consumiu.

Mas muito antes dos romanos, já havia alguns registros astronômicos surpreendentemente precisos da Pérsia, Babilônia, Egito, Coreia e Japão – com relatos detalhados de chuvas de meteoros.

Acredita-se que a primeira observação das Perseidas aconteceu durante a dinastia Han na China, quando os astrônomos no ano 36 escreveram sobre as noites em que “mais de 100 meteoros voaram pela manhã”.

_________________________________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS