Áreas afetadas por forte chuva em Manaus foram visitadas pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, neste domingo (26).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A vinda dos ministros ocorre após desastres ocorridos no dia 12 de março e no sábado (25).

Waldez Góes e Marina Silva foram acompanhados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo prefeito de Manaus, David Almeida.

Locais que ocorreram desastres durante chuva em Manaus

Um dos locais visitados é o bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, onde um deslizamento de terra deixou oito mortos e desabrigados.

Segundo o ministro Waldez Góes, na quarta-feira (29), um técnico do governo federal analisará a área afetada pelo deslizamento.

Em coletiva de imprensa no local do desastre, o ministro também confirmou a construção de casas populares no Jorge Teixeira e na Comunidade da Sharp, na Zona Leste, afetada pelas chuvas de sábado (25).

Na área, a água da chuva chegou a arrastar casas.

“O presidente Lula, na minha pessoa e da ministra, dá apoio integral a essas pessoas que sofreram por esses desastres. Apoio integral à população de Manaus, ao governador e ao prefeito. O Ministério da Integração está assistindo todos os municípios em situação de emergência. Com o episódio de ontem, tudo que está relacionado a ajuda humanitária está sendo trabalhado”, declarou o ministro Waldez.

De acordo com Góes, em primeiro momento, será agilizado o processo de envio de ajuda humanitária, com itens pessoais para as pessoas afetadas e liberação de recursos.

Outro processo que será iniciado é o de reconstrução das casas danificadas.

Coletiva de imprensa com a presença dos ministros em visita às áreas afetadas pela chuva em Manaus - Foto: Clóvis Miranda/Semcom
Coletiva de imprensa com a presença dos ministros em visita às áreas afetadas pela chuva em Manaus – Foto: Clóvis Miranda/Semcom

RELACIONADAS

+ Forte chuva em Manaus exigiu obras emergenciais neste sábado, 25

+ VÍDEO: ‘Sai daí’, grita moradora ao ver casas serem destruídas durante chuva em Manaus

+ Chuva em Manaus causa alagamentos e desabamentos de casas neste sábado

Meio Ambiente

A ministra Marina Silva destacou que, após o governo federal auxiliar prestar apoio de emergência com envio de recursos para ajuda humanitária, haverá o trabalho de atuar para evitar as tragédias climáticas.

Ela indicou que Manaus pode ser uma das cidades onde se declare Estado de Emergência Climática Permanente.

Marina revelou que esse estado de emergência climática deve abranger mais de mil municípios no país apontados com maior risco de desastres naturais, medida para adotar ações mais rápidas e ter plano permanente de parceria entre governo federal, estado e município.

Segundo a ministra, esta é a intenção do governo federal e este plano ainda está em discussão, pois será necessária elaboração de lei para criação desta modalidade de decreto emergencial.