O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes visitará neste domingo (26), Manaus e o Rio Branco, após as fortes chuvas que caíram nas capitas nortistas nos últimos dias.

É o que afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida na noite deste sábado (25), após diversas ocorrências devida as fortes chuvas na capital amazonense.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

“Conversei com o ministro e pela manhã (mais cedo) ele estará visitando o Estado do Acre, a cidade de Rio Branco, que foi muito afetada pelas chuvas, assim como Manaus. Choveu muito na nossa cidade. Só na zona Leste foram 122 milímetros e isso nos causa preocupação”, destacou o prefeito.

O prefeito acrescentou ainda que também falou com o ministro das Cidades, Jader Filho.

“Na segunda-feira, ele estará em Brasília já acelerando os processos para que nós possamos acessar recursos para trabalharmos na prevenção”, destacou David Almeida.

Chuva em Manaus

De acordo com o Centro Cooperação da Cidade (CCC) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), foram registradas até às 18h de sábado, mais de 135 ocorrências na Central 199 da Defesa Civil, 62 foram de alagamentos, 25 de desabamentos e 22 de deslizamentos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou duas escolas para abrigar 172 famílias, que perderam as moradias.

As famílias estão sendo acolhidas por equipes da Defesa Civil e da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), na escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, rua I, quadra 35, bairro Armando Mendes, zona Leste. E por equipes da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, da Semed, na escola municipal Jorge de Resende Sobrinho, na rua Nova Esperança, Tancredo Neves.

As ocorrências de maior severidade até o momento aconteceram na Zona Leste, nos bairros Armando Mendes e Gilberto Mestrinho, mas também foram atendidas na comunidade Manaus 2000, no bairro Japiim, Zona Sul, onde ocorreu um desabamento, envolvendo nove residências.

Devido à alta na demanda da Central 199, a Defesa Civil ampliou o número de atendentes, buscando dar fluidez nas ligações e garantir que as famílias afetadas sejam atendidas.

Moradores registram momento em que casas são levadas pelas águas durante chuva - Foto: Reprodução/WhatsApp
Moradores registram momento em que casas são levadas pelas águas durante chuva – Foto: Reprodução/WhatsApp

RELACIONADAS

Casa desaba durante chuva e deixa duas crianças feridas em Manaus

Chuva em Manaus causa alagamentos e desabamentos de casas neste sábado

Chuvas no Acre: prefeito de Rio Branco pedirá apoio de Alckimin em reunião do CAS

Chuva em Rio Branco

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu, no sábado, a situação de emergência em Rio Branco por conta da chuva que atingiu a capital acreana.

De acordo com a Defesa Civil do Acre, cerca de 32 mil moradores de 36 comunidades foram afetados pela forte chuva.

Na sexta-feira (24), o governo do Acre também publicou um decreto reconhecendo a situação de emergência na maior cidade do estado.

Governo federal reconheceu situação de emergência em Rio Branco após enxurrada que prejudicou 32 mil pessoas - Foto: Pedro Devani/Secom
Governo federal reconheceu situação de emergência em Rio Branco após enxurrada que prejudicou 32 mil pessoas – Foto: Pedro Devani/Secom