O dia de Finados (2) iniciou com chuva e ventania na capital do Tocantins, mas o tempo ruim não intimidou os visitantes nos cemitérios de Palmas.

A expectativa é de que 35 mil pessoas prestem suas homenagens.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Este ano, pela primeira vez, a prefeitura lançou edital de credenciamento para organização do comércio ambulante no local com disponibilização de tendas de cobertura para os comerciantes.

Entretanto, alguns comerciantes relataram ao Portal Norte que não receberam a estrutura e precisaram providenciar tendas por conta própria para proteger suas mercadorias da chuva.

Chuva e ventania marcam o dia de finados em Palmas no TO
Visitantes tentam manter velas acesas apesar da ventania. – Foto: Brenda Caroline / Portal Norte

Ao longo do dia os visitantes contam com celebração de missas católicas e pontos de apoio com água e lanches de organizações evangélicas.

Dona Teresinha, 73 anos, conta que visita o túmulo do marido no cemitério Jardim das Acácias todos os anos desde 2012. Este ano, foi acompanhada do filho e fez suas preces sob chuva.

Para ela, o dia de Finados é tradição aprendida com sua avó que lhe traz conforto e esperança, além de ser uma forma de respeito à memória dos que já partiram.

“Desde que eu era menina a minha mãe e o meu pai faziam isso, de rezar para as almas. Minha mãe sempre me ensinou desse jeito e juntava todo mundo no dia de finados”, contou.

Transporte gratuito

Por conta da chuva e do grande fluxo de pessoas, o trânsito nas proximidades dos cemitérios tende a congestionar.

Portanto, é necessário sair com antecedência e ter atenção redobrada nas pistas.

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) disponibilizou linhas especiais de ônibus para atender aos palmenses que irão aos cemitérios hoje.

Os ônibus atendem os cemitérios: Jardim das Acácias, Jardim da Paz e São Miguel, com saída das estações Xambioá e Javaé, das 7h às 18 horas.

Eliezer Moreira de Barros, presidente da ATCP, afirma que a iniciativa de disponibilizar as linhas especiais visa facilitar o acesso dos cidadãos.

“Reconhecemos a importância desse reforço, por possibilitar que as pessoas visitem e prestem homenagens aos seus entes queridos”, afirma Barros.

Vale lembrar que, em virtude do feriado, o transporte público da capital opera gratuitamente.

As linhas exclusivas conectam pontos afastados da cidade, garantindo um momento respeitoso para todos os que desejam prestar suas homenagens aos entes queridos.

“É um dia dedicado às lembranças e homenagens aos que já partiram, e estamos empenhados para que todos que desejem, possam prestar homenagens aos seus entes”, conclui.

RELACIONADAS

+ Quilombolas celebram dia de Finados com ‘Festejo das Almas’ em TO

+ Feriado prolongado: capital do Tocantins terá ponto facultativo