Nesta segunda-feira (13), o deputado Fausto Jr. (União) enviou ao governo federal dois requerimentos que solicitam recursos emergenciais para afetados pelas chuvas em Manaus e moradores em áreas de risco.

O pedido complementa e pressiona as pastas para uma liberação imediata das verbas.

O documento foi enviado ao ministério da Casa Civil, chefiado por Rui Costa, e ao ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, liderado por Waldez Góes.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Sugiro que os ministérios destinem recursos e ações para que a capital amazonense enfrente essa situação de desastre. No mais, pontua-se que investimentos preventivos como os pleiteados pelo prefeito de Manaus são a melhor forma de se evitar novos desastres e de preservar a vida da população manauara”, afirma Fausto Jr.

Mais cedo, Góes usou as redes sociais para falar da rápida liberação dos recursos após a publicação do decreto municipal e o envio de equipes da Defesa Civil.

No início da tarde, o Portal Norte noticiou que o ministro confirmou uma reunião para esta terça-feira (14) com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

RELACIONADAS

+ Ministro alinha Estado de Emergência em Manaus para liberação de recursos

Manaus decreta estado de calamidade pública em razão das chuvas

‘Chuvas em Manaus: Parecia avião caindo, ouvi gritos’, diz moradora de área com 8 mortes

+ Chuvas em Manaus: 4 crianças e 4 adultos morrem após deslizamento de barranco

+ VÍDEO: chuva provoca ao menos 15 ocorrências nas zonas de Manaus

Frente Parlamentar das chuvas em Manaus

Também foi protocolada na Câmara dos Deputados nesta segunda (13) uma proposta de criação da Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres.

O grupo quer fortalecer as ações e os métodos de adaptação às mudanças climáticas para reduzir os riscos e ampliar a proteção social das pessoas em casos de desastres.

Além de Manaus, em meados de fevereiro, cidades do litoral de São Paulo foram atingidas por fortes chuvas que deixaram 48 mortos.

Entre os 212 apoios, assinam os deputados Adail Filho (Republicanos) e Sidney Leite (PSD).