Neste domingo, 19, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) confirmou mais duas mortes em consequências das fortes chuvas que atingem o sul do estado desde o início de novembro.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo o órgão estadual, ao menos 14 pessoas morreram e 276 ficaram feridas em função dos eventos hidrológicos (enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos) que já afetaram ao menos 299.360 pessoas.

Com base em informações fornecidas por prefeituras baianas, a Sudec calcula que, até sábado, 18, 15.483 pessoas tinham sido desalojadas, famílias que tiveram que deixar suas casas temporariamente e se hospedar na casa de parentes, amigos ou hotéis, e 4.453 desabrigadas, tendo que ser acolhidas em abrigos públicos ou locais improvisados.

A infraestrutura rodoviária sofreu graves na região. Ao longo da semana, até mesmo veículos do Exército enfrentaram dificuldades para chegar a alguns pontos onde distribuíram donativos às famílias atingidas.

____________________________

RELACIONADAS

Chuvas na Bahia: mãe e filha morrem soterradas em Amargosa; número de mortos sobe para 7

Caixa Econômica irá liberar FGTS para cidades atingidas pelas chuvas na Bahia e Minas Gerais

VÍDEO: Por conta de temporal, governador da Bahia decreta situação de emergência em 24 municípios

____________________________

A Força informou que mobilizou mais de 400 militares, duas aeronaves (HM-4 Jaguar e HM-1 Pantera), 30 viaturas, cinco embarcações, uma escavadeira e uma carregadeira para apoiar os órgãos de Defesa Civil e Assistência Social a auxiliar na recuperação das estadas.

Ainda segundo a Sudec, parte das pessoas desalojadas e desabrigadas começou a retornar as suas casas nos últimos dias, graças a menor intensidade das chuvas. Apesar disso, a Defesa Civil Nacional emitiu um alerta comunicando a possibilidade de fortes chuvas voltarem a atingir áreas já afetadas a partir da noite deste domingo, se estendendo até o próximo sábado, 25.

Embora o volume dessas chuvas não deva se equiparar ao das últimas semanas, as autoridades públicas recomendam cautela e atenção da população.

Na manhã deste domingo, o ministro da Cidadania, João Roma, sobrevoa algumas das áreas afetadas pelos eventos hidrológicos. A previsão é que visite as cidades de Itamaraju, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Jucuruçu, Eunápolis e Porto Seguro, onde deve conceder entrevista sobre as ações do governo federal.

_______________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS