A cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, está tomada pelas queimadas e ficou encoberta por fumaça neste sábado, 21. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os incêndios começaram próximo ao porto do município na última sexta, 20 e foi se alastrando para outras áreas.

Diante da situação de alerta, a prefeitura emitiu uma nota pedindo ajuda do Governo do estado e da União. As autoridades deixam claro que é necessário uma ajuda para inibir as queimadas, a fim de diminuir os danos ao Pantanal, bioma que compõe a região.

“Pela Legislação, a preservação do Pantanal é atribuição do Estado e da União, mas não podemos e não vamos ficar de braços cruzados esperando uma solução. Precisamos de novo da união de todos, inclusive dos nossos deputados estaduais para evitar uma tragédia ainda maior na nossa natureza”, afirmou Marcelo Iunes, prefeito de Corumbá.

Além do pedido de ajuda, o prefeito reclamou da falta de constância dos profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na cidade.

“Cobrei isso vários vezes e volto a repetir: o IBAMA precisa ficar aqui em Corumbá, pois eles possuem helicópteros e aviões preparados para esses situações. Os homens do Corpo de Bombeiros e os brigadistas do PrevFogo desempenham um excelente trabalho, mas sozinhos eles não conseguem dar conta de tantos focos de incêndios nessa gigantes área do Pantanal”, disse.

Usuários do Twitter compartilharam algumas imagens: