Nesta quinta-feira (23), em um evento voltado para o progresso municipal, Jader Filho, Ministro das Cidades, falou de uma nova estratégia para implementar um novo subsidio habitacional em localidades menores.

A nova modalidade será viabilizada com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Estratégia habitacional

A medida é adicional ao Minha Casa, Minha Vida, exclusiva para municípios pequenos, que possibilitará a execução das obras pelas prefeituras, por meio de convênio com o governo federal.

 “Prefeitos e prefeitas, preparem seus projetos, verifiquem as suas documentações, mobilizem os seus secretários de Habitação, de Assistência Social, para que assim que abrirmos a seleção vocês apresentem as suas propostas”, reforçou.

Balanço habitacional

Durante a participação, no último dia do movimento municipalista, o ministro fez um balanço da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, em 2023.

Segundo Jader Filho, ao longo de 1 ano e 5 meses, o programa habitacional selecionou mais 302 mil moradias para financiamento com taxas reduzidas ou subsídios, das quais 14 mil serão destinadas a atender famílias quilombolas e 6 mil para populações indígenas.

Geração de Empregos

O ministro destacou que essas contratações foram responsáveis por garantir mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos nas cidades.

Além dos números do Minha Casa, Minha Vida, o ministro também fez um balanço sobre outras iniciativas nas cidades, como investimentos nas redes de águas pluviais, renovação de frotas públicas, urbanização de periferias, regularização fundiárias, contenção de encostas e abastecimento de água em área rural.

PAC

Conforme o ministro Jader Filho, detalhou o lançamento do novo PAC com investimentos e os novos projetos.

Ao todo, 532 municípios brasileiros apresentaram 2.400 propostas para cinco modalidades, sendo 679 delas selecionadas, somando mais de 18 bilhões de reais de investimentos.