Cientistas descobriram dois novos subtipos de câncer de próstata resistentes a tratamentos atuais. Os resultados foram divulgados na revista científica Science.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme cientistas, eles acreditam que a novidade possa abrir portas para novos tratamentos no futuro.

Por isso, o diagnóstico precoce e um tratamento adequado possuem altíssimas chances de sucesso nesses casos.

Segundo estudos, a maioria das variantes de câncer de próstata tem crescimento lento. Com isso, uma das terapias disponíveis atualmente é a de redução dos níveis de testosterona até valores muito baixos.

Em novo estudo, especialistas encontraram quatro subtipos da doença capazes de resistir a esse procedimento — dois deles inéditos.

O encontrado foi feito a partir da análise de 40 amostras de tumores coletadas de diferentes pacientes.

Foram estudadas diferentes características desses materiais, como DNA, RNA e a cromatina — uma substância que empacota os cromossomos.

Novos alvos farmacêuticos

Um dos autores do estudo, Etka Khurana, disse ao site New Atlas, os pesquisadores agora têm novos alvos para mirar durante o desenvolvimento de remédios antitumorais.

“Uma vez que você pode identificar que tipo de tumor os pacientes têm, essa é uma informação muito poderosa”, diz Etka Khurana.

“Para pacientes que se enquadram neste subtipo, encontramos alvos de drogas muito promissores”, completa Etka Khurana.

Os pesquisadores determinaram também a taxa de incidência dos novos subtipos, através do sequenciamento de RNA de amostras de 366 pacientes.

Um deles mostrou-se abundante, atingindo entre 22% e 30% dos casos, enquanto o outro foi mais raro — apenas 5% a 7% dos pacientes acometidos.

Veja o artigo:

ARTIGO Science: doi.org/10.1126/science.abe1505

 

 

________________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image