Os candidatos que participarem das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) no dia 18 de agosto receberão duas folhas para registrar as respostas marcadas nos cartões de resposta: uma pela manhã e outra à tarde.

Os participantes que permanecerem até os últimos 30 minutos de cada turno poderão usar as folhas apenas para anotações.

Além disso, as anotações do primeiro turno devem ser guardadas no envelope fornecido para itens pessoais, como celulares e chaves, e esse envelope não deve ser levado para a sala durante o turno da tarde.

Os 2,1 milhões de interessados concorrerão a 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.

Recentemente, 31 mil candidatos optaram por não participar do concurso.

Mudança

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) inicialmente optou por não fornecer folhas para anotações devido a preocupações com a segurança, pois órgãos federais relataram que quadrilhas poderiam usar o recurso para fraudar concursos.

Após os pedidos dos candidatos, o MGI revisou a decisão e firmou um acordo com a Defensoria Pública da União e o Ministério Público para permitir que os candidatos comparem suas respostas com os gabaritos oficiais.

Horários do CNU

Pela manhã, os portões dos locais de prova do CNPU abrirão às 7h30 (horário de Brasília). Nesse sentido, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas e uma questão dissertativa de conhecimentos específicos.

Por outro lado, os candidatos do bloco de nível médio (bloco 8) farão 20 questões objetivas e uma redação.

No período da tarde, com abertura dos portões às 13h (horário de Brasília), os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos.

Enquanto isso, os candidatos do bloco de nível médio terão mais 40 questões objetivas.

Cartão de confirmação

O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível no site da Fundação Cesgranrio a partir de 7 de agosto. É essencial que todos os candidatos verifiquem possíveis alterações nos locais de prova.

Para acessar o cartão, o candidato deve utilizar o login e senha do portal Gov. Embora não seja obrigatório, o MGI sugere que o participante leve o cartão de confirmação no dia da prova remarcada.

Dia da prova

As provas do CNU ocorrerão em 228 cidades das 27 unidades da federação, no dia 18 de agosto.

Além disso, os candidatos também poderão levar celulares e outros dispositivos eletrônicos. No entanto, devem desligá-los e armazená-los em envelopes seguros fornecidos pelos fiscais durante a prova.

Os cadernos de provas em PDF serão disponibilizados após às 20h do mesmo dia. Já o cartão-resposta será acessível a partir de 8 de setembro.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

*Com informações da Agência Brasil