Os candidatos ao Concurso Nacional Público Unificado (CNU) que desejam desistir do certame poderão solicitar a devolução da taxa de inscrição. O prazo estabelecido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) terá início nesta sexta-feira (5) e terminará no domingo (7). 

O pedido de reembolso deverá ser online, diretamente na plataforma do concurso. A solicitação cancelará a participação nas provas em 18 de agosto.

A titular do MGI, Esther Dweck, fez o anúncio nesta quinta-feira (4), em Brasília. A medida tem o objetivo de atender os candidatos eventualmente prejudicados com o adiamento das provas, previstas originalmente para 5 de maio.

A situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, provocada pelas chuvas volumosas e enchentes, forçou a remarcação das provas para o dia 18 de agosto.

“A partir de amanhã [sexta-feira] até domingo, o pedido de devolução da taxa de cancelamento da inscrição estará disponível e pode ser feito no próprio sistema de inscrição. Qualquer candidato, em todo o Brasil, que pagou a taxa de inscrição, que não puder fazer a prova na data 18 de agosto, que é a nova data, poderá pedir sua inscrição de volta”, disse a ministra.

O concurso unificado tem mais de 2,1 milhões de inscritos entre pagantes da taxa e isentos. A taxa para cargos de nível médio foi de R$ 60 e para os cargos de nível superior, R$ 90.

O MGI anunciou nesta quinta-feira um novo cronograma para o CNU.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.