O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já marcou dia, hora e local que vai retomar o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do vereador de Manaus François Vieira da Silva Matos, o Fransuá (PV). Será no dia 9 de abril, às 19h, no plenário da Corte.
Ele já começa em desvantagem, a dois votos pela decretação da perda de seu mandato.Isso porque, no último dia 15 de março, o TSE começou a analisar o caso dele, mas em plenário virtual.
Quando já estava com dois votos por sua cassação, o da relatora Cármen Lúcia, e o do colega Alexandre de Moraes, a sequência do julgamento foi interrompida. Na ocasião, o ministro André Tavares sugeriu que a decisão final ocorresse no plenário físico. Assim vai acontecer.
O vereador Fransuá, como é conhecido, é acusado de, em 2020, se beneficiar de fraude na cota de gênero de seu partido, PV. A legenda teria formado uma chapa falsa de mulheres, apenas para burlar a legislação.
Contudo, o processo demonstra que elas não fizeram campanha nem receberam voto, em um dos casos citados.
Dessa forma, caso o TSE casse o mandato de Fransuá quem assumirá Carlos Alberto Brito Davila, o “Pai Amado” (Avante). Em 2020, ele recebeu 3.965 votos.
Confira este e demais comentários sobre a política amazonense no programa ‘Tá na Hora Amazonas’ desta sexta-feira (5).