Ícone do site Portal Norte

Reforma Tributária ameaça o Amazonas; Eduardo é relator e Omar articula junto a Lula

Silas Câmara foi o voto destoante da bancada do Amazonas na votação do texto que regulamenta a Reforma Tributária. Sete outros parlamentares votaram contra.

A razão é simples: o projeto de regulamentação frustra expectativas de manter a Zona Franca de Manaus livre de amarras e beneficia Estados do Sul e Sudeste do país.

A reforma, aprovada ano passado, previa um país melhor, sem guerra fiscal e com a população pagando menos impostos. Mas o perigo estava na regulamentação, com grupos econômicos fazendo pressão sobre os parlamentares para alteração da proposta resetando qualquer pacificação no âmbito político.

O texto aprovado na quarta-feira (10), tem um perfil Victor Frankenstein. No início da sessão  houve propostas absurdas, como a isenção na venda do Dispositivo Intrauterino(DIU).

Até o fechamento da votação os deputados Pauderney Avelino, Adail Filho, Amom Mandel,  Sidney Leite, Alberto Neto, Átila Lins e Saulo Viana lutavam para emplacar modificações que blindam o modelo Zona Franca de Manaus.

Vozes que muito provavelmente não serão ouvidas. Mas honraram o mandato que receberam dos amazonenses. Agora resta esperar pelo Senado, onde há três representantes do Estado que sabem jogar esse jogo e frear tentativas de minar a Zona Franca de Manaus.

Um deles já conhece o caminho das pedras, Eduardo Braga, relator do congresso no projeto originário da nova reforma tributária. Agora ele assume o manto novamente, e com a articulação conjunta de Omar e a presidência do Senado, irão tentar evitar uma catástrofe contra o modelo que mantém quase 70% da floresta em pé, além dos empregos e geração de receita e renda para os amazonenses que trabalham em várias empresas do PIM.

Valdemir Santana, que preside o sindicato dos trabalhadores e também é dirigente do PT em Manaus, afirmou depois de falar com Omar, Braga e as lideranças petistas em Brasília, que os senadores Amazonenses com a palavra de Lula, não permitirão que o texto como está seja regulamentado, fora, que temos um eleitoral, uma estiagem cada vez mais severa, e o futuro político desses nomes amazonenses no tabuleiro de 2026!

De fato não dá pra brincar mesmo!!!!


Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.
Sair da versão mobile