Ícone do site Portal Norte

Alberto Neto consolida distância de Wilson após chapa com Maria do Carmo

Republicanos - Davidson Cavalcante - Foto: Divulgação

Republicanos - Davidson Cavalcante - Foto: Divulgação

Análise: Após os movimentos políticos que mudaram o tabuleiro político do PL em Brasília, cujo resultado foi a legitimidade de uma união de dois nomes alinhados à direita e com as bênçãos do Ex-presidente Jair Bolsonaro, tudo leva a crer que o alinhamento político entre o deputado federal Capitão Alberto Neto e o Governador Wilson Lima se transformou em distanciamento a partir de agora.

Segundo fontes, o União Brasil ainda mantinha esperanças de reverter a situação do PL local subindo a decisão para os meandros da direção nacional (no caso Bolsonaro e Valdemar Costa Neto) mas, no fim das contas, o PL não abriu mão de um protagonismo nas eleições da capital e maior colégio eleitoral do Amazonas.

Para alguns interlocutores próximos desse alinhamento entre Alberto e Maria do Carmo, quem se beneficiou mesmo desse entendimento entre os postulantes de direita, foi a empresária e chefe do Partido Novo no Amazonas, já que Maria do Carmo tenta uma projeção maior na política amazonense, sendo até então uma ‘desconhecida’ no tabuleiro político até 2022, quando tentou se viabilizar ao senado ou vice-governo, mas, acabou sendo 1ª suplente de Arthur Virgílio naquele pleito ao Senado.

Contudo, a aliança tem prós e contra: Maria do Carmo abre mão de ser uma das poucas mulheres a tentar um feito de ser a primeira mulher a ocupar o posto máximo no executivo municipal, algo ainda visto como um tabu por aqui, porém, tentam ambos, cooptarem os votos da direita bolsonarista para seus seguimentos tão rachados após a ida de Menezes para o arco de Roberto Cidade, e de quebra, tentar fazer Bolsonaro transferir seu grande capital político de votos a dupla, já que ainda há bastante densidade e simpatia ao ex-presidente em Manaus.

Outrossim, o chapa terá de ter um repertório variado para tentar decolar nas pesquisas diante de uma disputa diretas com máquinas pesadas como a do Estado e do Município, além de tentar puxar o tapete de Amom, que pesando qualquer oscilação, não se pode subestimar o deputado do Cidadania, que até agora disputa diretamente com o Prefeito David Almeida o passe dos próximos 4 anos.

Não se pode negar que Maria do Carmo e Alberto Neto não querem chegar enfraquecidos em 2026, e este pleito municipal será um teste para ambos os bolsonaristas!!! Que assim seja!!!

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile