É denúncia e é denúncia grave o resultado do mapeamento feito pela ONG Greepeace divulgado na semana passada: os garimpeiros que agem de forma ilegal e criminosa na extração de ouro e minérios na Terra Indígena Ianomami, em Roraima, estão sendo expulsos pelo governo federal, mas estão migrando para bem perto, para áreas indígenas no Sul do Amazonas e também no Estado de Rondônia.
A Coluna teve acesso ao material feito pelo Greenpeace e as informações expõem uma fragilidade do governo federal com uma fiscalização frouxa sobre a ação de garimpos e a exploração de ouro no país.
Há toda uma ação coordenada por parte do governo federal, inclusive com presença física e ostensiva em Roraima, com a instalação da Casa de Governo, que atende aos indígenas em situação de vulnerabilidade social e dão o rigor para as fiscalizações dos ilícitos praticados nas terras indígenas.
Mas o buraco é mais embaixo.
Confira o comentário no vídeo!
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.