A capital Rio Branco, no Acre, já teve sua situação de emergência por conta da grave seca reconhecida pelo governo federal. Outros 18 municípios de Rondônia também. Em nível estadual, o governo do Amazonas já reconheceu emergência em 20 dos 62 municípios e não vai demorar muito para a estiagem se agravar na região.

Aquele discurso do “aquecimento global” que tanto alimentou as manifestações e críticas no início dos anos 2000 deu lugar ao “efeito das mudanças climáticas”. De qualquer maneira, não são mais discursos para o vento. Tudo isso é uma realidade e a população de todo o Planeta está sofrendo os efeitos negativos das próprias atitudes em relação à natureza.

Mas, não dá mais para fazer ações emergenciais para minimizar o efeito devastador que as mudanças climáticas estão causando. A cheia no Rio Grande do Sul e a seca histórica na Amazônia de 2023 são grandes exemplos que afetaram o país e que precisa de uma ação mais direcionada e a longo prazo para preparar o Brasil a enfrentar com estratégia essa situação que já está fazendo parte do cotidiano.

Confira o comentário no vídeo!

Valéria Costa - Foto: Divulgação

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.