É uma boa notícia para mulheres que estão na fase do climatério e na menopausa. Projeto de lei 5602/19, que tramita há 5 anos na Câmara dos Deputados, defende a ampliação e o atendimento especializado, por parte do Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para mulheres que estão nessa fase da vida.
E não são poucas não. Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que pelo menos 29 milhões de mulheres no Brasil estão na fase do climatério e da menopausa, entre 45 anos e 55 anos de idade, o que representa 7,9% da população feminina do país.
O projeto teve como relatora a deputada federal Socorro Neri (PP-AC) na Comissão da Mulher e agora vai passar pelas Comissões de Saúde e de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, se não tiver nenhum empecilho ou muitas emendas vai direto para o Senado.
Há um otimismo para que a proposta seja aprovada ainda este ano e se torne lei por meio da sanção presidencial. Se isso acontecer, o SUS terá que se adequar para poder ofertar esse atendimento mais exclusivo para as mulheres que estão na menopausa no país, que passam por várias transformações sociais, emocionais e biológicas.
Confira o comentário no vídeo.
O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.