Com 20 municípios em situação de emergência por conta do avanço acelerado da estiagem 2024 no Amazonas, a votação no interior do Estado pode ser diretamente prejudicada. A seca dos rios deve afetar a navegabilidade tanto no transporte das urnas para comunidades mais distantes e também de prestadores de serviço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e dos eleitores.
Esse cenário pode contribuir com o aumento da abstenção na eleição no Estado.
Preocupado com esse cenário, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desembargador João Simões, já pediu socorro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e informou a situação à presidente da corte, ministra Cármem Lúcia.
O fato já está na mesa da ministra, mas até o momento o tribunal ainda não se manifestou sobre que tipo de ajuda, auxílio ou socorro será disponibilizado à Justiça Eleitoral do Amazonas nesse sentido. Em passagem por Manaus no final de julho, Cármem Lúcia garantiu que o TSE não vai medir esforços para que a eleição no Amazonas transcorra da melhor maneira possível.
Confira o comentário no vídeo.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.