Sem competência financeira, administrativa e operacional para continuar distribuindo energia elétrica para todo o Estado do Amazonas, e empresa Amazonas Energia está a um passo da falência, mas para que isso não ocorra e cause um apagão geral no Estado, o governo federal editou uma Medida Provisória que socorre a distribuidora e faz com que seu controle acionário seja assumido por outra empresa numa venda simbólica.
O assunto não é mais novidade, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estava demorando a regulamentar a MP1232/24 do governo federal e, assim, iniciar esse processo de transição. Depois de cobranças públicas do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e uma ação judicial na Justiça Federal por parte da Amazonas Energia, a agência divulgou uma nota regulamentando a medida após reunião da diretoria geral.
A Aneel nega que a decisão tenha partido devido à liminar judicial, que a MP já estava na pauta da reunião da diretoria agendada para esta semana, que acabou sendo uma coincidência.
O fato é que a Amazonas Energia recebeu um socorro financeiro de R$ 451 milhões, a ser pago em 4 parcelas ou até que a empresa seja, de fato, vendida.
Confira o comentário no vídeo.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.