A participação feminina nas eleições de 2024 no Amazonas apresenta avanços significativos. Dos 62 municípios do estado, 30 contam com mulheres concorrendo ao cargo de prefeita.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou um novo levantamento sobre as eleições municipais de 2024 na última sexta-feira (30). O estudo revela que 2.311 mulheres estão disputando prefeituras em 1.947 cidades brasileiras, representando 15% do total de candidatos. Embora esse número indique um progresso importante, apenas 35% das cidades terão pelo menos uma mulher entre os candidatos, enquanto 98% dos municípios contarão com candidatos homens.

No Amazonas, a participação feminina também se destaca. Em Anamã, das quatro candidaturas, três são de mulheres: Doutora Yamile Viana (PODE), Jessica Conegundes (União) e Katia Dantas (MDB). Em Nova Olinda do Norte, duas mulheres estão na corrida eleitoral: a empresária Ana Cássia (MDB) e a prefeita Marina Pandolfo (União). Além disso, em Parintins, o quarto maior colégio eleitoral do estado, com 72.136 eleitores, duas mulheres disputam a prefeitura: a vereadora Brena Dianná (União), considerada favorita nas pesquisas, e Michele Valadares (Novo).

Desafios nas Capitais

Seis capitais brasileiras não terão mulheres concorrendo à prefeitura em 2024: Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC) e Manaus (AM). Juntas, essas capitais terão 39 candidatos homens. Em Manaus, especificamente, sete homens estão na disputa pela prefeitura, sem a presença de candidaturas femininas, e apenas três vice-prefeitas. Adicionalmente, outras sete capitais contarão com apenas uma mulher disputando o cargo de prefeita: Boa Vista (RR), Natal (RN), Teresina (PI), São Luís (MA), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

Perfil das Candidatas

O estudo revela que as candidatas possuem, em média, 49 anos, enquanto os homens têm 51 anos. Entre elas, 79% têm ensino superior, em comparação com 55% dos homens. Em relação ao estado civil, 56% das mulheres são casadas, assim como 69% dos homens. Além disso, 18% das candidatas buscam a reeleição, contra 20% dos candidatos homens.

O aumento no número de candidaturas femininas nas eleições municipais de 2024 representa um avanço significativo, mas os desafios para garantir uma maior representatividade permanecem. No Amazonas, o crescimento no número de candidatas é promissor, mas a ausência de mulheres nas disputas pela prefeitura em capitais como Manaus evidencia a necessidade de esforços contínuos para promover uma maior inclusão feminina na política.