Foi um balde de água fria para aqueles candidatos a prefeito aliados do presidente Lula que contavam, ansiosos, com a presença física do chefe da Nação em suas campanhas eleitorais. No máximo terão um vídeo com uma fala elogiosa e um pedido de voto feito pelo presidente.
A decisão em não se envolver diretamente em campanhas eleitorais nas cidades partiu de Lula e foi informada, oficialmente, em entrevista a uma rádio na capital João Pessoa, na Paraíba, na semana passada, quando esteve lá para cumprir agenda oficial.
Na avaliação do presidente, neste momento, diante de muitas tensões e assuntos delicados a tratar em Brasília não seria prudente o chefe da Nação sair de seu posto para ir caminhar nas ruas pedindo votos a candidatos acirrando ainda mais eventuais richas políticas regionais e, mesmo nacionais.
No fundo, essa postura de Lula passa pelo acirramento e agravamento da disputa eleitoral pela maior cidade da América Latina: São Paulo, em que os candidatos estão a ponto de se agredirem fisicamente quando aparecem juntos em debates. Lá, o candidato apoiado pelo presidente é o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), alvo dos demais adversários, em especial o coach Pablo Marçal (PRTB).
Em Manaus, onde o candidato apoiado por Lula o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), conseguiu a proeza de um vídeo gravado pelo presidente e que foi exibido em seu programa eleitoral nesta semana.
Confira o comentário no vídeo.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.