A eleição para a escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-26 acontece somente em fevereiro do próximo ano, mas esse pleito está movimentando o bastidor político em Brasília e intensificando as articulações internas.

Vários nomes têm aparecido no jogo, mas pelos menos três têm ganhado os holofotes: os deputados federais Antônio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Este último, por exemplo, é o candidato extraoficial do atual presidente da casa legislativa, deputado federal Arthur Lira (PP-AL).

Nos bastidores, a articulação está intensa: enquanto Lira tenta emplacar apoios e votos para Hugo Motta, outra frente se abre entre Brito e Elmar. Os dois fizeram uma espécie de aliança para testar ambos os nomes internamente e, aquele que gozar de mais apoio na reta final oficializa a candidatura e fazem uma frente contra o nome de Motta.

Mas nada ainda está certa. Todos devem ir buscar o apoio do Palácio do Planalto para chancelar seus nomes. A sorte está lançada.

Confira o comentário no vídeo.

Valéria Costa - Foto: Divulgação

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.