Cabo Maciel está cada vez mais próximo de efetivar apoio de Wilson Lima para ser o nome de seu grupo político em Itacoatiara, município da zona metropolitana de Manaus. Maciel tentará pela terceira vez (se tudo se concretizar), vencer em seu território eleitoral uma disputa majoritária.

O deputado estadual pelo PL tenta destronar do comando, o atual prefeito da ‘Velha Serpa’ Mário Abrahim, que muito alinhado com o grupo político da família Pinheiro, também se vê como aliado político de Eduardo Braga, principal adversário de Wilson numa disputa ao senado em 2026.

Mário Abrahim também vem se envolvendo em polêmicas no último ano de sua gestão, como acusações de censura à imprensa local e também uma queda de braço com os professores por conta do repasse do Fundeb em 2023.

Outras polêmicas envolvendo contratos da prefeitura municipal, estão na lista de desafios a serem superados por Abrahim para alçar a reeleição em outubro. Sendo assim, a entrada de Maciel no game contra Abrahim, colocará também em saia justa o deputado estadual Thiago Abrahim.

O parlamentar é do partido de Wilson e chefia o comando do UB em Itacoatiara até então, e na ALEAM, Thiago é mais da oposição. Se seu colega Maciel vier a concorrer com o apoio de Wilson, podemos ter uma aliança entre o PL e o União Brasil em Itacoatiara, e, será difícil Thiago deixar de apoiar o pai em sua reeleição.

Movimentações no tabuleiro

Daí, uma coisa chama atenção, essa articulação em Itacoatiara pode mexer no tabuleiro em Manaus também. Isso porque os sussurros dos bastidores apontam que uma costura para unir o PL e o União Brasil também na capital está em andamento.

Wilson Lima está por trás, e pode juntamente com seu grupo político tratar por cima, em Brasília sobre essa conjectura. Os dois partidos têm nomes postulantes à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade e Alberto Neto.

Dizem que Alberto refuta qualquer hipótese de ser vice de Cidade, mas, como dizem os antigos da política, ‘em terra de Rei, ninguém se Governa’. Logo, se Alberto Neto tem em Wilson o articulador de seu nome no entorno de Bolsonaro, que virá ‘abençoar’ seu nome em maio pelo PL, pode o deputado lá na frente, quem sabe, mudar o curso da canoa.

O que pensará nisso?

Os números das pesquisas, os movimentos de Amom e David Almeida, os líderes das pesquisas até aqui, e, agora, mais uma dor de cabeça: Marcelo Ramos: que já “chegou chegando”, empatando no retrovisor de Cidade e Alberto Neto.

Ou seja, nada está definido até maio e junho deste ano.

Onde há fumaça, há fogo!

Confira este e demais comentários sobre a política amazonense no programa ‘Tá na Hora Amazonas’ desta quarta-feira (17).

Assista: