Em uma sessão marcada por intensas trocas de acusações e desordem, a Câmara Municipal de Manaus aprovou, na última quarta-feira, a instauração de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na gestão do executivo municipal.
A tensão chegou ao ápice quando o presidente da Casa, vereador Caio André, anunciou a aprovação das CPIs, gerando revolta entre os parlamentares aliados do prefeito.
Os ânimos já estavam exaltados antes mesmo da votação, com uma discussão acalorada na terça-feira entre os vereadores Jander Lobato e Diego Afonso, refletindo o clima eleitoral a menos de 20 dias do segundo turno das eleições municipais.
Jander Lobato acusou a oposição de fazer uso eleitoreiro da CPI para gerar recorte na internet e macular a honra do prefeito e de seus familiares, adjetivando de hipocrisia o que vê como forçação de barra por parte da oposição para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito. Com todos os 41 vereadores tentando renovar suas cadeiras por mais quatro anos, o ambiente tornou-se ainda mais inflamado.
Durante a sessão de quarta-feira, um bate-boca entre os vereadores Rodrigo Guedes e Eduardo Alfaia escalou, causando tumulto e obrigando a intervenção de outros parlamentares e da equipe interna da Câmara. Após os debates, os líderes partidários se reuniram a portas fechadas para definir a composição das comissões.
A CPI destinada a investigar a Secretaria Municipal de Comunicação será presidida pelo vereador William Alemão, tendo o vereador Capitão Carpê como relator. Também integram essa comissão os vereadores Raulzinho, Diego Afonso e Fransuá.
Já a CPI da Terceirização será presidida pelo vereador Lissandro Breval, com Rodrigo Guedes como relator, e contará com os vereadores Mitoso, Daniel Vasconcelos e Eduardo Alfaia como membros.
A oposição e a base aliada estão em polos opostos há muito tempo quando o assunto são as CPIs no legislativo municipal. O vereador Eduardo Alfaia, inclusive, sugeriu uma nova CPI para investigar atos da própria mesa diretora da Casa, adicionando ainda mais tensão ao cenário.