1 – Disputa acirrada! Em nova pesquisa, David e Amom seguem polarizando a disputa pela prefeitura de Manaus.
No meio político, o comentário era um só. A nova pesquisa, que sob controvérsias ou não, expôs uma intensa movimentação dos pré-candidatos à prefeitura de Manaus. O cenário, como já demostrado em outras simulações, desenha uma disputa paralela, apertada e acirrada. Os números, por ora, polarizam a disputa municipal em David Almeida, que busca a reeleiçāo, e Amom Mandel, principal opositor e que segue colado no atual prefeito. Nessa sondagem, David aparece com 27% das intenções de votos contra 23% do deputado federal. O desenho ainda avalia outros nomes como de Eduardo Braga, que mesmo citado, não deve ser candidato, segundo bastidores, não descartando apoio a David Almeida, ou mesmo lançar um nome do MDB na disputa.
Faltando mais ou menos 15 meses para o pleito, pesquisas serão mais do que comum. Agora, o cenário não capta ainda alguns movimentos, como as articulações do vice-de-chapa, partidos onde David e Amom são especulados, e também os capitais eleitorais do governador, Omar Aziz e o próprio Braga, que movimentam por fora esse xadrez eleitoral. Roberto Cidade, outro nome especulado nos bastidores, também não apareceu nessa sondagem, mas o desenho de uma disputa direta entre David e Amom sinaliza nos bastidores que os outros postulantes devem rever ou mesmo estudar outras formas de capitalizar um eleitor arisco como é o de Manaus na atualidade! Mexidas e mais movimentações se intensificam nos bastidores! Seguimos!!!
2 – Pesquisa também aquece polarização na direita, aquecendo mais ainda a disputa dentro do PL-AM.
Outro dado figurado nessa nova sondagem envolve 2 dos principais nomes da direita local: Alberto Neto e Coronel Menezes. Se a disputa já está para lá de quente dentro do PL, onde ambos têm um cabo de guerra pelo passe do partido, nessa sondagem extraída dos últimos números em análise separada, Menezes aparece com 17% e Alberto Neto com 11%. O cenário também analisou possíveis rejeições: Alberto Neto com 38%, Menezes com 35%. Esses números já rondam o ambiente da direita local, pois se trata de uma disputa acirrada.
Menezes inclusive expôs uma “trama”, segundo ele, dentro do PL-AM, para favorecer Alberto Neto, devido o interesse de Alfredo Nascimento em voltar à Câmara Federal. Nascimento é suplente direto de Neto. Dentre a tensão nos bastidores, ainda há uma medida disciplinar a ser julgada contra Menezes por declarações e comportamento tido como excessivo. Logo, o clima deve ferver após análise desses números recentes. Outro fato captado é que tanto Alberto Neto como Menezes seguem na sombra dos 2 primeiros colocados, David e Amom, abrindo brechas a favor do PL para possíveis conjecturas, seja de um lado ou de outro. Logo, o PL-AM pode vir a ser, a depender do xadrez, a cereja das articulações. Claro, se mantiver o atual desenho. Sempre na política, tudo pode mudar. Isso é clássico!
3 – Direitista convicta, Maria do Carmo toma posse no comando do partido Novo-AM de olho na prefeitura em 2024.
Apesar de Alberto Neto e Menezes procurarem se firmar como nomes bolsonaristas e de direita na capital amazonense, por fora, a empresária Maria do Carmo vai dando as caras de que pode querer furar a bolha desse eleitorado, que ainda é sobrepujante em Manaus. Maria do Carmo assumiu oficialmente o comando regional do Partido Novo prometendo torná-lo competitivo já no pleito do ano que vem. O Novo estava nanico no AM e até o momento sem representação política, nem na ALEAM nem na CMM. Direitista convicta, Do Carmo é muita articulada com empresários e setores ligados à educação, como também a uma faceta da classe média resistente a candidaturas advindas de esquerda. Nos bastidores, ela não esconde as pretensões em disputar a prefeitura de Manaus, para fortalecer candidaturas à CMM, onde pretende fazer pelo menos 2 nomes ao parlamento estadual.
Todavia, se tratando da rejeição em que figura os principais nomes da direita, de repente, Do Carmo pode tirar votos desses candidatos, assim figurando em um nome pelas beiradas dentro desse seguimento eleitoral. Claro, é bom lembrar da proximidade de Maria do Carmo com outros nomes nessa disputa, como de Amom e Armando Mendes, podendo mexer nesse tabuleiro no futuro. Ela pode ser mais uma a embananar esse xadrez eleitoral, mesmo que não vá para o 2º turno, mas pode tirar voto de alguns. Olho nela!!!
4.Assunto: José Ricardo ainda é potencial de votos no PT, mas Anne Moura é quem mais se fortalece, segundo bastidores.
Anne Moura, pelo que dizem e confirmam fontes primárias do PT-AM, vai se configurando como o nome de maior força dentro da sigla para adquirir o passe da federação da esquerda para disputar a prefeitura de Manaus. O desafio de Anne é se tornar a melhor opção dentro desse seguimento que, no momento, desponta o ex-deputado federal José Ricardo como o nome que mais atrai votos até o momento e com uma rejeição considerável, em se tratando de Manaus, e dos resultados que a esquerda enfrentou nas últimas eleições.
O problema é que José Ricardo não é bem quisto pelos grupos internos dominantes do PT local. Anne, que conta com a força do comando nacional da sigla, acabou de ser promovida por Gleisi Hoffmann, ganhando mais “status” dentro do partido. Como a esquerda é uma federação de partidos, o cabo de disputa ainda tem de passar pelo crivo do PCdoB, PV e procurar aliar o PSOL e PDT, que dispersos podem lançar seus próprios nomes à prefeitura de Manaus. O PT tem um abacaxi e tanto internamente, já que outros nomes estão no páreo. Ou seja, por lá a decisão deve vir de cima como de praxe!!!