1 – Tese do magistrado que pediu vistas de processo de cassação, pode inocentar os vereadores Peixoto e Fransuá

Análise: Desde que pediu vistas no dia 18 de junho, o Juiz Frank Stone não tinha dúvidas, segundo os bastidores, de que seus argumentos trazidos novamente ao tribunal seriam pouco técnicos. Como se atesta, nos corredores do judiciário, os métodos políticos também se sobrepõem à jurisprudência do direito.

A nova tese é de levar em consideração o depoimento das candidatas, que negam qualquer fraude no processo partidário. Ao que tudo indica, também se deve apurar o que está por trás da negativa das candidatas.

Mesmo que as envolvidas afirmem desistência por questões pessoais, há provas que apontam para uma manobra dos partidos, justamente o que convenceu parte os membros do TRE-AM.

Ao que tudo indica, no entanto, a argumentação de Stone foi convincente. Pelo menos ao desembargador eleitoral Kon Tsih Wang, que mudou o entendimento e votou pela manutenção dos mandatos dos vereadores.

Sendo assim, o placar agora está em três a dois. Fontes acreditam que a tese de Stone pode mexer com a posição da relatoria e dar sobrevida aos vereadores, o que muda também a interpretação sobre a cota de gênero, abrindo brechas para ações similares.

Vamos ver se o TRE-AM manterá ou não a cassação dos parlamentares!

2 – Desde 2018 a bancada federal não tem representação feminina no AM, o que acende alerta nos partidos para as eleições municipais e gerais de 2026

Análise: Apesar de sermos um Estado com amplo espectro eleitoral feminino, segundo os últimos censos, algo inusitado e pitoresco vem ocorrendo no processo político do AM; desde 2018 a representação feminina na bancada federal praticamente desapareceu.

Em âmbito estadual, a ALEAM possui 5 mulheres entre os 24 Deputados, e a CMM possui 4 mulheres entre os 41 vereadores, algo que chama atenção após os recentes episódios envolvendo fraude na cota de gênero que foi parar na corte eleitoral do Estado.

De acordo com fontes apuradas, os partidos temem que a jurisprudência possa interferir nas conjecturas de suas chapas, mas, o processo regional dos partidos é dar mais capilaridade a filiação feminina, e potencializar mais nomes no processo, principalmente para as eleições nas câmaras municipais.

A situação dos vereadores Peixoto e Fransuá abrem espaço para a dificuldade ainda existente nos partidos de propiciar isonomia nos registros de candidatura feminina, necessitando de uma lei de cotas para que esse equilíbrio possa existir. Mesmo assim, não estão imunes às brechas e possíveis processos de fraude!

Vamos ver como os partidos irão atuar nesse processo. Será que a representação feminina dará um sobressalto em 2024?

3 – Pauderney Avelino não desiste de voltar a Brasília, e tentar movimentar as peças para cassar o mandato de Adail Filho

Análise: Desde que foi afastado do comando político do União Brasil, Pauderney Avelino tem, segundo fontes, se movimentado para tentar recuperar o comando da sigla. Porém, vê essa possibilidade cada vez mais remota.

No entanto, segundo os bastidores do poder local, ele agora mergulha de cabeça na tentativa de mover uma ação na justiça eleitoral que possa resultar em um processo de cassação do mandato do deputado federal Adail Filho (Republicanos), que entre muitas acusações, pesa o uso da máquina pública e o abuso de poder político e econômico.

De praxe, o processo envolve o União Brasil, que teve inclusive negado o pedido na justiça pela quebra de sigilo bancário do deputado. Pauderney é o suplente da vaga, caso Adail Filho perca o mandato.

Segundo fontes próximas, o esforço em tentar voltar a Brasília daria a Pauderney sobrevida para tentar recuperar o poder de comando do União Brasil, por isso, a movimentação para tentar essa viabilidade.

Aliás, não é de hoje que Pauderney tenta voltar ao jogo político. Havia, segundo bastidores, uma manobra para emplacar Saullo Vianna em uma secretaria da prefeitura de Manaus com intuito de assumir a vaga. Agora tenta outras beiradas para isso. As chances de dá certo? Depende do peso que o ex-deputado tem na capital federal. Mas é remoto se analisarmos o todo da situação!

Assista