A pouco mais de seis meses para o eleitor de Manaus escolher o seu próximo prefeito, os partidos de esquerda, da base do presidente da República, está dormente na apresentação de nomes para enfrentar a direita, mais ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nesta segunda-feira (25), esse campo da política lança mais um nome nesse arriscado e complexo tabuleiro municipal: Roberto Cidade, do União Brasil, se tratando do candidato do partido do governador do Amazonas, Wilson Lima.

Cidade tentará com o peso da máquina da ALEAM e seus conchavos políticos, crescer no eleitorado manauara, mirando abocanhar eleitores de Amom e Alberto Neto. Ele poderá receber o apoio de Menezes, que, em um distrato com o PL, já arruma as malas em busca de outra legenda. Tudo isso faltando pouco tempo para as definições de chapa e a definição de quem vai para o jogo, e quem fica de fora.

Roberto se lança a esse embate dizendo ter o apoio da metade da câmara de 41 vereadores e da maioria dos colegas da ALEAM, que formam também a base do governador.

Embora o eleitorado ainda veja com desconfiança algumas pré-candidaturas, uma vez que é comum no frigir dos prazos de confirmação dos candidatos haver composições entre chapas, a de Cidade dá impressão de que não vai para esse rumo, mas, precisa ser impulsionada, senão cairá também antes de taxiar.

Esse será um teste para medir a força política de Roberto, logo após na última sexta-feira, Alberto Neto ter sido lançado em Manaus com apoio de Bolsonaro e parte de sua militância na capital amazonense.

Nos bastidores, por meio de fontes próximas, existe uma conjectura que aponta uma tentativa de proximidade entre Neto e Cidade, ambos vistos como nomes principais de seu tabuleiro.

Confira este e demais comentários sobre a política amazonense no programa ‘Tá na Hora Amazonas’ desta segunda-feira (25).

Assista: