Está previsto para agora a tarde e início da noite em Parintins, a inauguração da nova praça Eduardo Ribeiro e o Centro Cultural de Memórias da cidade, localizado no centro histórico da Ilha Tupinambarana.

O evento apesar de ser um elemento cultural na cidade, terá um sabor político e pré-eleitoral. Isso porque, ele ocorre uma semana após Wilson Lima ter feito um movimento gigante ao demostrar aos parintinenses, que Brena Dianná do União Brasil é seu nome oficial na disputa pela cadeira municipal em outubro, o que foi tratado como um forma de recado simbólico ao Prefeito Bi Garcia.

Falando em Bi, ele e o Senador Omar Aziz, é quem serão muito avistados do outro lado. O prefeito comandará a solenidade de inauguração, mas, fontes locais, entendem que isso será a “lei do retorno” em tom de uma sutil resposta ao Governador e Dianná, já que seu pré-candidato na ilha é Mateus Assayag do PSD, que além de contar com apoio de Bi Garcia, tem também o apoio de Omar Aziz, articulando um noivado que desemboca em futuras conjecturas para 2026.

Não é de hoje, que nos corredores do poder, transcorre a informação de que o Senador Omar, braço direito de Lula no Estado é nome mais consensual nesse barco para uma disputa ao Governo em 2026, e Bi Garcia, está nessa articulação grande também daqui a dois anos.

Já do outro lado, Wilson Lima poderá disputar o Senado, tendo Eduardo Braga como adversário direto, que também no caso do senador emedebista, este, também se estar cada vez unha e carne com Omar, Bi Garcia e companhia do outro lado, além de em Manaus, apoiarem David Almeida à reeleição.

Por lá estarão também os deputados federais Sidney Leite, Saullo Vianna, a deputada estadual Mayra Dias e outras autoridades aguardadas. É interessante acompanhar essa queda de braço entre as máquinas estadual e municipal em um dos 3 maiores colégios eleitorais do interior do Estado.

Para quem não assistiu a série “Suits”, o personagem principal afirma que “as verdadeiras batalhas começam antes do jogo final”, nesse caso, a animação é por conta da pré-campanha.

Será que as sextas-feiras serão sempre aquecidas em Parintins.

Veremos!!!