Na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito de Parintins Frank Bi Garcia e o vereador e pré-candidato a prefeito Mateus Assayag oficializaram suas entradas no partido de Omar Aziz, o PSD.

Bi havia saído do União Brasil logo após Wilson Lima trocar o comando da legenda em Parintins, dando o partido para sua opositora e adversária Brena Dianná, em um movimento evidente de que ela deve ser apoiada por Lima contra Mateus, que tem o apoio de Bi nas eleições municipais deste ano.

Com isso, os rumores da entrada de Bi e Mateus no PSD circulavam, já que o prefeito de Parintins é um importante aliado do senador no AM.

Os movimentos dessa filiação também apontam para 2026, onde Omar dá indícios de querer voltar ao Governo do Estado.

O ato de filiação teve a presença de lideranças políticas aliadas de Bi e Mateus de Parintins, e contou com a presença do Deputado Federal Saullo Vianna, que também está cada vez mais alinhado com Aziz.

Sendo assim, a filiação de Mateus aponta um embate grande no 3º maior colégio eleitoral do interior do AM, tornando oficialmente o vereador e aliado de Bi Garcia o nome de Omar à prefeitura de Parintins nas eleições municipais.

Esse movimento mexe no tabuleiro e nas articulações da ilha tupinambarana, pondo Mateus e Brena como nomes sistêmicos em campos cada vez mais divididos com os apoios das principais lideranças políticas do Amazonas.

É só um aperitivo e o jogo só está começando!

Confira este e demais comentários sobre a política amazonense no Jornal Norte Notícias desta quinta-feira (14).

Assista: