1 – Eleições dos bois Garantido e Caprichoso movimentam corrida interna por apoio de Wilson Lima.

Após voltar de recesso, a primeira coisa que o Governador Wilson Lima viu foi uma vigília de candidatos à presidência dos bois Garantido e Caprichoso buscando seu apoio.

Aliás, fontes do meio confirmam que todos os nomes que pleiteiam a vaga querem o apoio do chefe da máquina estadual. No caso do Caprichoso, por exemplo, o candidato Rossy Amoedo deve ter o apoio de Wilson Lima, Bi Garcia e do atual mandatário, Jender Lobato. É o que corre por lá, mas tem outros nomes à vista.

No Garantido, após a desastrosa gestão de Antônio Andrade, que afastado com justiça repercutiu em vergonha não somente local, mas nacional, chegando ao cúmulo de ameaçar não colocar o Garantido no bumbódromo, alguns nomes como de Fred Góes, que ventila como chapa favorita também, podem ter o apoio do governador e com grandes chances de êxito. Flávio Farias e Ronaldo Macedo correm por tabela.

Outro nome que ronda o Garantido é o de Telo Pinto, que já foi presidente do boi vermelho e branco, hoje vereador, pré-candidato a prefeito de Parintins e que pode, segundo rumores, abdicar da disputa municipal, de repente, se o governador resolver mexer o tabuleiro do lado vermelho. Mas são especulações.

O fato é que chefiar o comando, seja do Garantido, seja do Caprichoso, o torna ponte para cargos políticos futuros. Outro ponto que desafia o governador Wilson Lima é colocar, com a nova gestão dos bois, o Festival de Parintins como força e repercussão nacional, e não tão somente fazê-lo conhecido regionalmente. É necessário o desafio para o governador, que o Festival de Parintins volte a ser um dos maiores espetáculos culturais do Brasil. Isso inclui investimentos e uma estrutura digna de sua história e visibilidade artística. A bola disso cai no colo do governador agora. E é sério!!!

2 – Ainda nos bastidores das eleições dos bois: nomes que se projetam ou tentam se viabilizarem para o pleito eleitoral de 2024, vieram de lá.

O peso de acompanhar a eleição dos bois Garantido e Caprichoso tem seus tentáculos políticos nas eleições de 2024 e até 2026. Vale recordar que alguns nomes da política amazonense se viabilizaram como forças políticas dentro desse ambiente, alguns mais, outros menos. É o caso de Saullo Vianna, hoje deputado federal, que também pegou uma certa carona dentro dos bois, apesar de controvérsias. Telo Pinto, Brena Dianná, vereadores, e que ventilam como potenciais nomes em disputa à Prefeitura de Parintins, movendo às articulações de Bi Garcia, Wilson Lima, Roberto Cidade e Cia, também são exemplos disso.

Também lista por aqui nomes como de Márcia Baranda e Israel Paulain que tentam por tabela viabilidade eleitoral. Outro bastidor interessante nesse atiçado ambiente eleitoral dos bois provém do nome de Jender Lobato, atual presidente do Caprichoso. Comentários da rádio cipó dizem que há possibilidade dele ser um nome coringa para disputar a prefeitura de Parintins e com apoio de uma das máquinas estadual ou municipal, aproveitando o embalo de sua gestão à frente da nação azul e branca. Então, achar que nesse ambiente não há ligação política com o cenário eleitoral do ano que vem é um lerdo engano. Todos, se puderem, aproveitarão as brechas nesse espaço. Segue o jogo!

3 – Bosco Saraiva se fortalece na Suframa e deve ser um importante cabo eleitoral nas eleições de 2024.

Segundo bastidores, o nome de Bosco Saraiva será na visão de muitos que percorrem os corredores locais, um cabo eleitoral estratégico nas eleições do ano que vem. Bosco preside o Solidariedade, que tem Ricardo Nicolau na figura de então pré-candidato, mas fontes já confirmam conversas de Bosco com David Almeida, Menezes, Alberto Neto e também com Amom Mandel.

A bola de Bosco em alta com Alckmin também, por hora, o põe como articulador e estrategista no processo, ainda mais com a ressurreição de fato e de direito do CBA. São armas políticas que podem ser aproveitadas por muitos candidatos. Olho vivo nisso!

Assista