Já foi a época que a pré-campanha eleitoral era apenas um aquecimento dos “veras” daquilo que sempre foi a própria campanha eleitoral, pegada, com rasteiras de todos os lados, e com desistências da noite para o dia. 

Hoje a chamada pré-campanha tem o tom e o peso do jogo válido, já que é aqui onde as costuras e o “vento e polpa”, fazem muitos nomes desistirem em favor de outro projeto político, e também, onde todo mundo faz o papel de bombeiro, tentando apagar incêndios e costurar novos acordos, ainda mais quando grupos políticos se dividem no meio da organização de seus projetos de poder.

Nesse passo, depois de sussurrar nos corredores do poder amazonense que havia em curso, um plano para desarticular a pré-candidatura de Alberto Neto em favor do Presidente da ALEAM, Roberto Cidade, e isso teria um dedo de prosa do Governador Wilson Lima.

Agora a bola da vez que circulam nos bastidores, é que existe segundo fontes do PL ligadas aos movimentos de direita, uma tentativa de Bolsonaro, que estará em terras manauaras no próximo fim de semana, de interceder junto ao Governador pelo contrário: fazer Cidade recuar e apoiar o nome de Alberto Neto, fazendo uma consolidação de chapa com o União Brasil, partido do governador e de Cidade em Manaus.

Tanto Cidade, como Alberto Neto são vistos como aliados diretos de Wilson Lima, porém, Roberto Cidade “cisca pra dentro”, como diz o linguajar popular, procura agrupar mais apoio político e fazer acordos mais sólidos, porém, o presidente da ALEAM tem pouco carisma para falar com o eleitor mais ideológico e das classes C e D.

Afinal, Manaus tem sido ‘arisco’ se comparado ao interior, quando a escolha dos últimos prefeitos, que cá entre nós, não tiveram vitórias tão acachapantes assim nas urnas.

Bem, se é verdade ou não, o fato é que Alberto Neto, esse sim, gastará todos os tiros e mais um pouco na vinda de Bolsonaro por aqui, e já começa pela hospitalidade em sua residência segundo fontes de bastidores.

Vamos ver se os números irão receber bem em Alberto Neto o apoio e gesto de Bolsonaro como bom Cabo Eleitoral.

É sentar e assistir os próximos passos dessa saga política Manauara!

Confira este e demais comentários sobre a política amazonense no programa ‘Tá na Hora Amazonas’ desta segunda-feira (29).

Assista: