Uma pesquisa referente a eleição para prefeito de Manaus, divulgada na noite do dia 11 de junho, aponta novamente empate técnico entre os pré-candidatos Amom Mandel (Cidadania), com 28,5%, e David Almeida (Avante), com 26,2%.

Conforme dados expostos na amostragem, a margem de erro dos números, para cima ou para baixo, é de 3,5%. Dessa forma, o resultado corrobora a tendência de que a eleição na capital seja decidida em segundo turno, o que expõe também um páreo apertado entre os concorrentes à cadeira executiva da capital nos próximos 4 anos.

Amom e David se mantêm na dianteira, bem distantes do segundo pelotão, em praticamente todas as pesquisas feitas até agora, faltando pouco menos de quatro meses para as eleições em outubro deste ano. O candidato bolsonarista Alberto Neto (PL) é o terceiro colocado na intenção de voto do manauense com 14,4%.

É o dobro de votos de Roberto Cidade, com 7,1%, e o triplo do petista Marcelo Ramos, 4,5%. Wilker Barreto (Mobiliza) e Maria do Carmo Seffair (Novo) tiveram 2,2% cada um.
Resta uma margem de 15% de eleitores que não responderam, votariam em branco ou simplesmente anulariam o voto.

Pesquisa e articulações

No entanto, nesses dados, um alerta é subitamente explicitado: a tendência de um paulatino crescimento de Marcelo Ramos. Em tese, faz sombra ao presidente da ALEAM, e no tocante a isso, Alberto Neto toma a princípio a condição de terceiro postulante, ainda que distante dos líderes, pressiona Cidade em caso de uma união entre eles, já que Alberto reluta em abdicar de sua candidatura, e já articula a vinda de Bolsonaro para o fim de mês ou no fechamento das chapas no final de Julho.

Até agora, nas últimas 10 amostragens, David e Amom se mantêm no 2° turno. Se isso não é um sinal de que algo não está impulsionando o pelotão de baixo da tabela!

Hum, então, a estratégia terá de ser revista!!!!