Segundo fontes muito próximas do interior da prefeitura de Manaus, após os rumores de que estava em xeque-mate, tudo em copas, fechado para que David arrumasse as malas em direção ao PL, pelo visto poderemos ter, segundo as fontes, uma mudança abrupta de plano.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Isso porque os interlocutores ouviram conversas, onde o prefeito não gostou nada da exposição de que já estava tudo acertado com o partido de Alfredo Nascimento e Bolsonaro no AM. 

Para pessoas próximas, o prefeito afirmou que a questão partidária deveria ser tratada de modo mais discreto possível, porém, por vezes, o Menezes, que tenta viabilidade político-partidária para uma pré-candidatura a prefeitura ano que vem, escancarou que Alfredo, Waldemar e até Alberto Neto já tinham fechado um acerto com o prefeito para a agremiação. 

Pelo visto, a situação deu uma azedada no momento. 

Agora, já entrando para o ano eleitoral, David Almeida pode seguir no seu atual partido, o Avante, e, para sanar os problemas da sigla com as verbas de campanha, traria o MDB na composição, já que assim poderia reforçar o caixa e as alianças para sua reeleição. 

Qual seria o preço disso? 

O MDB indicaria em troca, o vice de David, o que abre especulações, de que o Secretário de Habitação do Município, Jesus Alves pode ser o escolhido. 

Recentemente, Alves foi visto ao lado do prefeito em eventos e reuniões pontuais, inclusive em Brasília, na captação de  emendas federais. Jesus Alves é nome de confiança de Eduardo Braga, e pode ser o preço alto a se pagar para ter os recursos e apoio majoritário da sigla em sua campanha a reeleição.

E uma eventual filiação de David ao MDB? Pois bem, segundo interlocutores, pesa nisso o histórico do eleitor de Manaus, que ainda rejeita em maioria a atual gestão petista em Brasília, do qual Braga é aliado. 

Ir para o MDB poderia lhe custar esses votos, agora, já trazendo como aliado, os riscos são menores em sua avaliação. Além de que, óbvio, David precisa de uma sigla para dá as cartas, chamar de sua, e com Braga tendo o peso que tem, seria mais difícil. 

É isso! Será que David já bateu o martelo? Nas apostas, ainda temos muita água a rolar nessa correnteza. E o PL, como fica??? Vamos ver adiante. Bastidores movimentados neste fim de ano!

Esta e outras análises do cenário político amazonense foram assuntos no Jornal Norte e Notícias desta segunda-feira (5).

Assista: