1 – Ex-vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida troca o PSDB pelo PT. Como se deu isso?

Análise: O ex-vice-governador do AM Carlos Almeida deixou o PSDB para se filiar ao PT, após meses de negociação.

Algumas fontes falam que ele já conversava com Valdemir Santana ainda quando estava no cargo em 2022, porém as tratativas esfriaram e retornaram depois que ele se desligou do cargo.

De olho em 2026, o agora ex-tucano muda de sigla visando as eleições para o governo, cujo projeto vai de encontro ao planejamento petista em lançar candidatura própria.

No entanto, apesar de Valdemir afirmar que o nome de Almeida passará pelos ritos internos de filiação da sigla, nos bastidores, alguns foram “surpreendidos” com a filiação do ex-vice governador, que soa como pistas de mais um a compor o xadrez das possibilidades de candidaturas à prefeitura de Manaus juntamente com outros prefeituráveis, e também, com as tratativas recentes de conversas com o prefeito de Manaus David Almeida.

Internamente, um grupo mais “governista” avaliou a possibilidade de impugnação do seu registro de filiação, mas Sassá da Construção Civil avalia como “democrática” a filiação de Almeida e não vê obstáculos nisso.

Os que se incomodam, lembram de sua tensa relação com o governador Wilson Lima, quando rompeu politicamente ainda no primeiro mandato e, em seguida, se filiou ao PSDB do ainda Arthur Neto, que também é tido como um desafeto de Wilson. A política tem suas voltas no processo de fato!!!

2 – Filiação de ex-vice de Wilson Lima é recado de Valdemir para Sinésio e Anne Moura, avaliam fontes próximas

Análise: O movimento repentino de filiação de Carlos Almeida também causou reboliço nos grupos já fincados dentro do PT, como no caso de Sinésio e Anne Moura, que, segundo uma fonte em off, sentiram o movimento de Valdemir Santana como um recado para marcar território, ou seja, ampliar suas forças internas dentro do jogo político já que, no tabuleiro municipal, é mister que o Diretório Municipal dê as cartas nas conjecturas das chapas e formação de palanque.

Internamente, o grupo mais ligado ao Governador Wilson Lima dentro do PT foi o que mais bradou sobre a filiação de Almeida, mas, do lado de Anne Moura, que também força com a executiva nacional, não passou despercebido nas entrelinhas que há sim um recado implícito de que o PT terá um cabo de guerra interno para definir seu destino tanto para 2024 quanto para 2026.

Não dá para negar que Valdemir Santana tem seu peso interno dentro do PT, e a filiação de Almeida é mais um na ponta desse iceberg da esquerda local, que há muito tempo luta entre si pelo controle das cartas na mesa. As eleições municipais devem mexer muito nesse processo também!!!

3 – Pressão pela queda de Sabá Reis do comando da SEMULSP cresce após operação da PF bater na sua porta, sob tese de uso de vantagens ilícitas nas operações “Entulho e Dente de Marfim”

Análise: Já havíamos falado que se o caldo esquentasse em torno de Sabá Reis, ele dificilmente não cairia do comando da SEMULSP. Aliás, não é de hoje que beira a berlinda sofrendo pressão para troca, inclusive por parte de forças aliadas ao prefeito David Almeida.

Por falar no prefeito, até o momento ele se calou sobre o assunto publicamente, apenas defendeu a operação e a punição dos envolvidos, mas, a tese do delegado que lidera as operações da PF, que deflagra um robusto esquema de desvio de dinheiro e corrupção na pasta gerida por Sabá, respinga no colo do prefeito, que pelo que indicam fontes, será obrigado a tirar Sabá do comando de uma secretaria estratégica, mas cheia de polêmicas que culminaram desde gestões municipais passadas. Uma pressão da oposição na CMM, que tenta criar a CPI do lixo, desde mais pressão ainda sobre o MPAM dão o tom de que a prefeitura deve tomar providências, ou será vista como cúmplice de um esquema milionário, ilícito e que pode respingar diretamente no pleito eleitoral do ano que vem.

Até que preço vale manter Sabá à frente da SEMULSP tendo tantas provas de fraudes e manobras escusas? Isso só o prefeito irá responder!!! Pelo visto, não há como Sabá responder pela SEMULSP. Isso, até aliados de ferro da prefeitura entendem! Vamos ver no que vai dar!!! Se ficar, tem coisa grande a esconder!!! Fato!!!

Assista