A Federação de Esquerda composta pelos partidos PT, PCdoB e PV tem um encontro a portas fechadas nesta quarta-feira (24) para sacramentar o nome que irá ser chancelado por Lula e Gleise Hoffman na disputa pela prefeitura de Manaus.

Como dizia Júlio César que na Roma Antiga dizia que “todos os caminhos levavam a Roma”, usando essa metáfora, fica cada vez mais certo que Marcelo Ramos é o nome de consenso da federação na disputa municipal da capital esse ano, mesmo que o deputado Sinésio Campos, aliado de Wilson Lima na ALEAM e Anne Moura por exemplo tenham mantidos seus nomes como pré-candidatos.

O que isso significa?

Bem, Anne Moura ventilou em pronunciamento a alguns meios de comunicação que está sendo vítima de uma suposta violência de  gênero por parte dos integrantes homens da sigla em Manaus.

Nesse pé, segundo informações de líderes e fontes da esquerda, a declaração de Anne soou como uma queixa direta a Lula e Gleise, que não bancaram seu nome internamente sendo preterida em prol de Marcelo Ramos, logo isso soa aos olhos dos dirigentes nacionais como insubordinação por parte da companheira que tem um cargo nacional dentro da legenda.

No entanto, é curioso que três nomes que há tão pouco tempo eram vistos como pré-candidatos certos retiraram seus nomes do tabuleiro ao saberem da filiação de Ramos e do projeto dele em prol da esquerda e da federação local.

O líder da federação na CMM Sassá, o Presidente Municipal Valdemir Santana, o Líder Social Borges e por tabela o ex-deputado José Ricardo prontamente retiraram seus nomes do tabuleiro, o quê intuitivamente dar a entender que eles entenderam o recado vindo de Gleise e de Lula que fez o convite pessoalmente a Marcelo Ramos com outros dedinhos obviamente.

Já foi explicitado que Anne seria um bom nome para o quadro de vereadores da esquerda, mas, a secretária nacional do PT reluta quanto a abrir de seu projeto pessoal.

Logo, se isso é visto internamente como um ato de insurgência, pode Anne arcar com um peso de isolamento bem logo a outra eleição não menos importante, que é a de 2026! 

Pergunta: todo esse embate valerá o preço?

Só Anne pode responder!!!

Confira este e demais comentários sobre a política amazonense no programa ‘Tá na Hora Amazonas’ desta terça-feira (23).

Assista: