Em três anos de mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os parlamentares que mais faltaram às sessões foram os ex-presidentes da Casa legislativa, Joelson Silva (Patriota); David Reis (Avante) e os vereadores Elissandro Bessa (Solidariedade) e Gilmar Nascimento (Avante). 

Juntos, os quatro vereadores faltaram, no período, 189 vezes. 

Joelson ocupa o topo do ranking com 58 faltas; David vem em segundo lugar com 52 ausências. Bessa faltou 40 vezes e, Gilmar, que assumiu o mandato na CMM em fevereiro do ano passado, após Sandro Maia ser cassado, se ausentou 39 vezes do trabalho no Parlamento. 

Parlamento Municipal registra no SAPL mensalmente um relatório com o total de presenças, faltas e os motivos das ausências de cada um dos vereadores. 

O documento de cada mês fica disponível somente no início do mês seguinte. 

A maioria das faltas dos representantes da população manauara é justificada, ou seja, eles apresentaram um documento justificando o motivo das ausências.

Segundo o Regimento Interno da CMM, existem oito identificações para as faltas dos parlamentares. 

Com o ano eleitoral batendo a porta, esse é mais um sinal, de que toda atenção é redobrada para quem deseja se manter por mais 4 anos no legislativo municipal. Principalmente se tratando de legisladores!

Esta e outras análises do cenário político amazonense foram assunto no Jornal Norte e Notícias desta sexta-feira (24).

Assista: