Quatro novos casos de rabdomiólise, conhecida como a doença da ‘urina preta’, foram registrados no Amazonas. Agora, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) contabiliza 54 casos da síndrome notificados, 36 em Itacoatiara, quatro em Silves, quatro de Borba, três em Manaus, três em Parintins, um em Caapiranga, um em Autazes, um em Maués e um em Manacapuru.

Das três novas notificações registradas, uma foi em Manaus, uma em Manacapuru e uma em Parintins. Nove pacientes permanecem internados Itacoatiara, dois em Manaus, três em Parintins e um em Manacapuru. Os pacientes internados são adultos e estão estáveis.

Na quarta-feira, 1º, a SES-AM emitiu comunicado aos moradores de Itacoatiara pedindo que eles consumam peixes das espécies Pirapitinga, Pacu e Tambaqui, de origem de pesca de rios e lagos, pelo período de 15 dias. O município é o que mais apresenta casos e já registrou uma morte pela doença.

Segundo o secretário Anoar Samad, além da ingestão de peixes, outro fator relacionado ao surto é a sazonalidade, período de descida das águas dos rios e lagos.

_____________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

Preso Luciano da Compensa, o ‘L7’, filho do narcotraficante ‘Zé Roberto’, em Manaus

 

FVS-RP determina restrições do consumo de Pirapitinga, Pacu e Tambaqui em Itacoatiara-AM

 

Suspeito de matar funcionário da Águas de Manaus durante assalto é preso

 

Após dia chuvoso, jacaré entra em piscina de clube em Manaus; veja vídeo

 

Criança de 2 anos é encontrada morta pela mãe, no Paraguai