Ícone do site Portal Norte

Com greve na UnB, reitora nega cancelamento de semestre

Com greve na UnB, reitora nega cancelamento de semestre.

Com greve na UnB, reitora nega cancelamento de semestre. Foto: Ju Ribeiro/Flickr.

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão afirmou, nesta quarta-feira (5), que mesmo com a greve dos professores, nunca houve a paralização do semestre letivo.

Até o momento, os docentes ainda não conseguiram chegar a um consenso com o governo sobre salários e a greve soma 50 dias. Segundo a reitora, o cancelamento do semestre significaria “impedirem as pessoas de se formarem e ingressarem a universidade”.

Greve dos professores

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), 58 universidades federais estão em greve. Além disso, os servidores cobram do governo um reajuste salarial de 3,69%, em agosto deste ano.

Para 2025, os docentes exigem um reajuste de 9% em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026. Entretanto, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforça que não há mais espaço no orçamento para um reajuste neste ano.

Ademais, o Ministério propôs dois reajustes salariais, o primeiro de 9% em 2025 e o outro de 3,5% em 2026.

Debate sobre a greve

Além de reitora da universidade, Marcia Abrahão também é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes). Em meio a greve, a reitora se colocou a disposição para mediar o diálogo dos professores nas negociações pelo reajuste.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com os reitores das universidades federais na próxima segunda-feira (10). Quanto ao assunto, o mesmo ainda não foi divulgado.

Leia mais: PL do Mover: Arthur Lira comenta sobre riscos da derrubada

Sair da versão mobile